Enquanto a depressão necessita do devido cuidado e atenção, além de acompanhamento psicológico e, em muitos casos, medicação, existem algumas medidas que podemos tomar no nosso dia-a-dia que pode ajudar a combater alguns de seus sintomas.

Felice Jacka liderou um time de pesquisa da Universidade Deakin, na Austrália, na qual avaliaram se a dieta de pessoas já diagnosticadas com depressão poderia de alguma forma afetá-las. Das 67 pessoas escolhidas, todas estavam ou sendo medicadas ou fazendo psicoterapia, e em alguns casos, até ambos.

Metade dos participantes recebeu instrução e acompanhamento de nutricionistas, e a outra metade das pessoas foram separadas em pares para jogar juntas (algo que também deveria ajudar a combater a depressão). A primeira metade demonstrou melhoras no humor em apenas 12 semanas, e a melhora era proporcional à melhora na dieta.

Não é a primeira pesquisa feita com metodologias para analisar o efeito da dieta, e todas chegaram a essa mesma conclusão: a dieta pode ser significante no tratamento da depressão, e na recuperação do paciente de episódios depressivos. Ë importante esclarecer que a dieta apenas não é um tratamento, e que o objetivo do estudo foi estudar o seu efeito em pessoas com depressão.

A dieta recomendada seria a mais próxima possível da dieta de estilo mediterrâneo, evitando comidas altamente industrializadas e refinadas.

As comidas recomendadas para ajudar a combater sintomas da depressão são:

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos