Às vezes rotulada como ‘preguiça’, outras como ‘frescura’: a depressão, na realidade, uma doença e está listada na Classificação Internacional de Doenças (CID-10). De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o transtorno se tornou o ‘mal do século’, sendo uma das principais causas de incapacitação.

“A depressão é um distúrbio mental comum, caracterizado por tristeza constante e perda de interesse em atividades que normalmente causavam prazer, acompanhado da inabilidade de realizar atividades diárias por pelo menos duas semanas”, explica a OMS. A condição ainda pode acarretar em perda de energia, mudança no apetite e sono, ansiedade, concentração reduzida, baixa auto-estima, culpa e desesperança, levando até a pensamentos de auto-mutilação e suicídio.

A doença se manifesta de maneira diferente em cada indivíduo. Para mostrar as batalhas – e vitórias – de alguns pacientes, o site Bored Panda compilou uma série de imagens inspiradoras que mostram o antes e o depois de seus quartos.

“Limpei o meu quarto pela primeira vez em uns dois anos. Parece um sinal físico de que minha depressão está melhorando”, “antes e depois de limpar o meu ninho da depressão”, “meu quarto nunca foi o mais organizado de todos, mas a condição do meu habitat só piorou meu estado mental”, relataram alguns dos donos.

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos