Se seu trabalho está te fazendo sentir mentalmente exausto e emocionalmente esgotado, você pode estar sofrendo de uma condição médica moderna chamada de Síndrome de Burnout. A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a síndrome em sua Classificação Internacional de Doenças, na última segunda-feira (27), em conferência em Genebra, na Suíça.

Pesquisa do Internacional Stress Management Association (Isma), divulgada no ano passado, mostra que 30% da população brasileira sofre com este tipo de esgotamento relacionado ao ambiente profissional. Estima-se que nos últimos três anos, as pessoas faltaram ao trabalho 45 milhões de vezes por causa de estresse, ansiedade e depressão.

Com a decisão, a partir de 2022, os planos de saúde e seguros deverão reconhecer, tratar e cobrir licenças por causa da condição. Segundo o site The Sun, a OMS classifica a síndrome como “causada por estresse crônico no ambiente de trabalho que não foi gerenciado apropriadamente”.

Entre os sintomas, a Organização cita: exaustão, negatividade, angústia, excesso de críticas ao seu próprio trabalho ou dos outros, não conseguir parar de pensar em trabalho mesmo estando fora do horário laboral, nunca ter tempo para si mesmo ou pessoas próximas e redução de momentos de socialização.

Os altíssimos níveis de estresse causados pela rotina profissional e que não são reconhecidos ou tratados podem levar a úlceras estomacais, dor crônica, depressão, dependência de drogas, sono irregular, problemas digestivos, pressão alta, irritabilidade e falta de concentração.

A OMS inclui também vício em jogos na lista de doenças modernas. A Organização estima que quase 90 milhões de pessoas tenham uma relação não considerada saudável com jogos de videogame e 10% das crianças e adolescentes de 8 a 18 anos também apresentam sintomas.

O diagnóstico da doença inclui evitar com grande frequência eventos sociais, familiares, educacionais ou qualquer ocupação pessoal para ficar diante das telas de videogame. Além disso, não dormir, comer e cuidar da higiene por causa dos jogos também são sinais, assim como ter episódios de agressividade ao ser impedido de jogar.

Fechar X

 

Fechar X
Sem mais artigos