Chamado de ‘thriller ambiental’, nova produção original do Globoplay estreia dia 2 de Julho

Após eventos em Nova York e Londres, a série ‘Aruanas’ foi lançada em São Paulo nesta quinta-feira (27). Chamada de ‘thriller ambiental’, a produção original do Globoplay toca em feridas como garimpo ilegal, contaminação dos rios e genocídio indígena. Mas o elenco não tem medo de represálias ou de ser alvo da polarização política.

“Só tem cascuda aqui”, brincou Taís Araújo. A intérprete da advogada linha dura Verônica não teme o possível chumbo grosso que possa vir com a estreia. “Esse assunto [meio ambiente] diz respeito até a quem é contra ele. Ele é a favor da humanidade, da nossa continuidade”, defendeu.

Leanda Leal, que dá vida à ativista Luiza, enxerga da mesma forma: “eu não acho que essa série esteja dentro da polarização. A luta ambiental é um assunto universal, você encontra eco em todos os lados.”

Apesar de ser um tema de interesse geral, o Brasil tem sido alvo de críticas internacionais pelas suas políticas ambientais. Um exemplo é a fala da chanceler alemã Angela Merkel durante sessão no Parlamento, em Berlim, na última quarta-feira (26). Ela chegou a classificar como “dramático” o cenário atual brasileiro e se disse preocupada com as ações do presidente Jair Bolsonaro em relação ao desmatamento.

Na opinião da representante do Greenpeace, Tica Minami, “talvez a gente tenha perdido bastante da nossa conexão com a natureza, por isso fica mais fácil polarizar.”

E é exatamente nesta brecha que ‘Aruanas’ pode juntar os dois lados: “o grande valor da série é fazer uma comunicação mais despolarizada… É um bem comum, diz respeito a todo mundo”, afirma Minami.

“‘Aruanas’ tá aqui não para polarizar, mas para convidar todo mundo a sonhar junto. Porque é possível a gente ter um futuro que tenha progresso, sustentabilidade, que abrace a sabedoria da biodiversidade. A gente é capaz disso”, defende Estela Renner, diretora geral da série.

Com Leandra Leal, Débora Falabella, Taís Araújo, Thainá Duarte, Camila Pitanga e Luiz Carlos Vasconcellos, ‘Aruanas’ estreia dia 2 de Julho no Globoplay.

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos