Mussum's factis

O apelido
O apelido "Mussum" foi criado por Grande Otelo, quando Antônio Carlos era um novato na TV, durante as gravações do programa Bairro Feliz. O humorista experiente se irritou com a risada do moleque e soltou o primeiro xingamento que veio à cabeça: "Tá rindo do quê? Seu muçum!". Muçum é um peixe preto, comprido e liso, tal como o futuro Trapalhão
Créditos: Memória Globo

Há 75 anos chegava ao mundo (ainda bem que foi no Brasil) um cara cheio de humor que a gente não consegue esquecer: Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum. É o moço do cacildis! Do forévis… do mé.

Nascido em 7 de abril de 1941, no Rio de Janeiro, ele brilhou mesmo, encantou e ainda encanta gerações com suas piadas e carisma. Infelizmente não está mais entre nós, mas para a nossa alegria, sua herança está espalhada pela internet.

Mussum fez toda a diferença no quarteto Os Trapalhões. Ao longo da carreira — que começou lá em 1965, no programa Bairro Feliz, um humorístico da TV Globo —, fez quase trinta filmes e inúmeras participações especiais em programas na TV.

Além da TV, ele mandou bem nos palcos como um dos Originais do Samba, lançou disco com grupo e também solo, mas teve que deixar a carreira musical de lado por causa dos compromissos com Didi, Dedé e Zacarias.

Mussum morreu no dia 29 de julho de 1994, aos 53 anos, após complicações por conta de um transplante de coração.

Volta, Mussum!


Créditos: Reprodução/Facebook

int(1)

Cacildis! 75 anos de Mussum: Fatos e memes do nosso trapalhão preferido