Recentes denúncias no Instagram e no WhatsApp deixaram os pais desesperados com um novo desafio de Momo. Nesta segunda-feira, dia 18, já são quase 5 milhões de posts no Instagram com a hashtag #momo, a maioria deles de alerta aos pais. No Twitter, o assunto está entre os TTs do dia. O YouTube nega que a figura apareça em sua plataforma infantil, o YouTube Kids.

A boneca, segundo relatos, surge de repente em meio a vídeos e ensina as crianças a se suicidarem. Nas redes sociais, as denúncias são de que a personagem apareça no clipe da música Baby Shark, em episódios de desenhos e vídeos ensinando a fazer slime.

De acordo com reportagem da Crescer, os pais entrevistados afirmam ter recebido o vídeo em um grupo do WhastApp. Eles descobriram que a filha, de 8 anos, já havia assistido à cena cerca de três vezes e disseram que o acesso dela era restrito ao YouTube Kids. Em perfil no Instagram, Lays Tateno, mãe de três filhos, também relatou em seus stories que um deles viu a Momo em um vídeo infantil. Ela não conta em qual desenho a criança teria visto Momo.

Há também relatos de que a personagem faça outros desafios às crianças, como esfaquear seus pais. A boneca Momo retorna com ameaças e diz que, caso a criança não cumpra a ordem, ela vai voltar para pegá-la durante a noite.

Não é a primeira vez que a figura assusta a internet. Ela já havia aparecido nos dois últimos anos lançando desafios assustadores por meio de jogos e WhastApp.

Posicionamento do YouTube

Perguntamos ao YouTube sobre o caso e recebemos o seguinte posicionamento por e-mail. “Não recebemos nenhuma evidência recente de vídeos mostrando ou promovendo o desafio Momo no YouTube Kids. Conteúdo desse tipo violaria nossas políticas e seria removido imediatamente.”

A plataforma, no entanto, diz ser possível que Momo apareça em vídeos do YouTube padrão. “É possível que a figura chamada de ‘Momo’ apareça em vídeos no YouTube, mas somente naqueles que ofereçam um contexto sobre o ocorrido e estejam de acordo com nossas políticas.”

 

 

 

Fechar X
Sem mais artigos