Crédito: Netflix / Bruna Prado

A casa vai cair na segunda temporada de ‘O Mecanismo’. O produtor José Padilha quer ser mais claro em sua mensagem: o mecanismo não escolhe ideologia ou instituição, está em tudo. É uma sinuca de bico para os políticos, empreiteiros, e até para os personagens da ‘polícia federativa’.

Tanto que, desta vez, não é mais o ‘Partido Operário’ em cena, é o Partido dos Trabalhadores (PT), assim como PMDB e PSDB são citados. Erro de continuação ou a série não mais hesitou em utilizar nomes reais?

A nova abertura, pelo menos, é fruto de um pitaco de ousadia. Ela estava pronta desde a primeira temporada, contou Padilha, mas não foi publicada “por questões de dúvidas, do jurídico”. “Quando a primeira temporada não recebeu um milhão de processos, tivemos menos preocupação”, explica. Embalada pelo samba ‘Reunião de Babacas’, de Ary do Cavaco e Bebeto di São João, o clipe mostra imagens de vários figurões da política brasileira com a imagem distorcida por pixeis.

Autocrítica em relação à primeira temporada ao mandar a mensagem de que a corrupção está em todos os partidos e ao jogar luz sobre a dualidade de Paulo Ruffo, inspirado em Sérgio Moro? Hum, difícil. Em Abril, Padilha chegou a publicar um texto na Folha de S.Paulo criticando a conduta de Moro e dizendo-se arrependido por ter apoiado o juiz. Mas em relação à série, o produtor afirmou que sua opinião não mudou, “eu sempre falei que o mecanismo eram todos… Acho que a história da Lava Jato comprova essa tese”.

“Na primeira temporada a gente não cobre o vazamento de parte da conversa do Lula com a Dilma. A conversa aconteceu de verdade. Isso está criticado na segunda temporada. Não podia falar sobre isso na primeira temporada porque não tinha acontecido. A série segue um caminho histórico”, explica-se.

Mas ele admite uma grande correção: o áudio. Fãs, fiquem tranquilos, dessa vez dará para escutar mais nitidamente as falas de Ruffo, o ex-delegado da PF interpretado por Selton Mello. “Eu não acho que falo baixo, eu acho que os outros é que falam alto”, brincou o ator. Ele admitiu que o problema do volume foi um erro de mixagem de som.

A segunda temporada de ‘O Mecanismo’ chega dia 10 de Maio na Netflix.

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos