Fechar X

Com a aproximação da Copa do Mundo 2014, está aberta a temporada de listas que analisam os jogadores, relembram os melhores – e piores – momentos do Brasil em Copas passadas, fazem previsões, e assim por diante.

O momento é propício para resgatar os jogadores da ficção televisiva – personagens de novelas que lutavam por um lugar ao sol no mundo do futebol. Curiosamente, apesar do futebol ser mania no Brasil, o universo das novelas – outra mania nacional – poucas vezes abordou esse assunto.

E essas poucas tornaram-se marcantes. Logo após a Copa de 70, com o Brasil sagrando-se tricampeão, entrava no ar Irmãos Coragem, novela que trazia o jogador Duda (Cláudio Marzo) defendendo o Flamengo. Em 1995, no remake da novela, Marcos Winter fez o papel.

Anos depois, em 1984, o sedutor, desastrado e atrevido jogador Luca (Mário Gomes) foi um dos destaques da novela Vereda Tropical. O último capítulo mostrou Luca jogando pelo Corinthians – e o ator invadiu um jogo do time contra o Vasco em pleno estádio lotado do Morumbi, em São Paulo, para gravar as cenas.

Mas o grande auge do futebol novelístico ocorreu em Avenida Brasil (2012), que tinha um núcleo inteiro de futebol: o time e o bairro do Divino, com seus pitorescos jogadores e moradores, incluindo o problemático Jorginho (Cauã Reymond) e o ex-astro Tufão (Murilo Benício).

E como a vida imita a arte – e vice-versa -, selecionamos algumas semelhanças entre os jogadores da ficção e os atletas verdadeiros convocados para a seleção brasileira na Copa de 2014. Confira na galeria quem é quem.

Fechar X
Sem mais artigos