Clube dos Cinco

Lembra quando você assistia ao Clube dos Cinco na Sessão da Tarde depois da escola? É colega, isso faz, no mínimo, uns 20 anos. Se você não assistiu porque sequer pensava em nascer, pergunte aos seu pais.

O filme virou um clássico para, pelo menos, duas gerações: a que viu no cinema, quando foi lançado, em 1985, e a que assistiu na TV, em eternas reprises no programa da tarde da Rede Globo.

O boom das comédias adolescentes atingiu o auge em 1985, com o lançamento de produções clássicas do gênero, como De Volta Para o Futuro, A Primeira Transa de um Nerd, Mulher Nota Mil etc, revelando nomes que depois se tornariam estrelas de cinema.

Johnny Deep, Sarah Jessica Parker, Val Kimer, Michael J. Fox, Helen Hunt, Tim Robins, John Cusak eram jovens atores no começo de carreira quando apareceram em produções dos anos 80.

De nerds a encrenqueiros, quase todo arquétipo do adolescente foi retratado nessas tramas que  abordavam temas como amores não correspondidos, amizade, conflitos familiares, invenções esquisitas, tecnologia que ainda engatinhava.

O fenômeno começou no fim dos anos 70, com filmes como Grease: Nos Tempos da Brilhantina (1978), American Graffiti – E a Festa Acabou (1979), seguiu por toda década de 80, tornando-se um dos nichos preferidos de estúdios e produtores, devido ao sucesso entre o público adolescente e também adulto. 

Listamos 10 comédias clássicas que completam 30 anos em 2015. Dá uma olhada na galeria.

Fechar X

 

Fechar X
Sem mais artigos