O rio Caño Cristales, localizado no Parque Nacional Serranía de la Macarena, na Colômbia, guarda um pequeno tesouro natural, só revelado aos turistas entre Junho e Novembro, quando as condições estão ideais para se ele transformar em um ‘arco-íris líquido’.

É neste período que Caño Cristales é colorido por tons de vermelho, amarelo, verde, azul e preto, mostrando porque é conhecido como o ‘Rio das Cinco Cores’ ou o ‘rio mais bonito do mundo’. A obra de arte ocorre graças ao florescimento das plantas aquáticas Macarenia clavigera.

O fenômeno natural ocorre exclusivamente nesta região. Apesar das cores já serem vistas a partir de Maio e às vezes até Dezembro, elas ganham destaque entre Junho e Novembro, fora do período de seca e quando a correnteza não está tão forte, possibilitando que os raios solares cheguem até às plantas.

Não é à toa que o local tem ganhado cada vez mais atenção. Por enquanto, ainda não é preciso se preocupar com o turismo em massa, segundo explicou Flavia Santoro, presidente do conselho de turismo da Colômbia, ProColombia, à CNN. Medidas para proteger a área estão vigor e o desenvolvimento de infra-estrutura turística é severamente controlado. “As excursões disponíveis no parque são exclusivamente feitas por residentes locais”, completou.

Caño Cristales  possui quase mil quilômetros de extensão e é o lar de muitas espécies endêmicas, exclusivas daquela região. O Parque Nacional conta com áreas para picnics e propícias para nadar, mas atenção: é proibido entrar na água com protetor solar ou repelente, pois os componentes químicos podem comprometer as plantas.

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos