Se você já achava as touradas e as tomateiras da Espanha algo arriscado demais, é porque ainda não ouviu falar da El Salto del Colacho. Uma comemoração anual que acontece todo mês de junho na cidade de Castillo de Murcia na qual, no ápice do festival, homens vestidos de demônios pulam por cima de bebês!

As festividades duram uma semana, e El Salto é geralmente parte da celebração de Corpus Christi. Ela é organizada pela Congregação do Santíssimo Sacramento desde seu início, que historiadores acreditam que foi em algum momento na década de 1600.

E é só no domingo final que a cidade se reune para comemorar o que seria traduzido como “o salto do diabo”. Homens vestidos de roupas coloridas e máscaras correm e aterrorizam os moradores com um chicote, enquanto são xingados.

E então, bebês nascidos dentro do ano desde a última celebração são reunidos em colchões, e os homens correm, e pulam por cima deles. A tradição tem como objetivo afastar os maus espíritos, que fiéis acreditam estar conosco desde Adão e Eva.

Depois do salto, bebês são abençoados por um padre e criança jogam pétalas sobre os colchões. E os demônios então correm atrás das crianças que o atiçam!

A comemoração é um tanto quanto controversa, e o próprio Papa Benedito instruiu padres a se distanciarem da comemoração por também ter raízes pagãs. No entanto, o festival ainda acontece todo ano, e supostamente, nenhuma bebê se machucou até hoje.

Olha só como é El Colacho:

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos