Japão quer implementar leitura de digitais para turistas.

VisualHunt/Reprodução Japão quer implementar leitura de digitais para turistas.

Você desembarca em outro país, cadastra seus dados de pagamento no aeroporto e pronto: todas suas compras serão efetuadas por meio de sua impressão digital em todas as lojas durante sua viagem. Parece prático, não? Pois é o que o Japão pretende implementar com os turistas que visitam o país.

Embora seja uma nação fascinada pela tecnologia, o Japão é um país onde o uso do dinheiro físico em notas ainda é muito intenso, sendo que várias lojas não aceitam cartões de débito e crédito. As que aceitam ainda se limitam somente aos bancos japoneses.

De acordo com o site Geek.com, a intenção do governo é diminuir a circulação de dinheiro físico em busca da praticidade. Contando que a criminalidade do país é baixa, esse não é um fator para tal mudança.

Ainda neste ano, o sistema será testado com turistas que chegarem ao país. Ao desembarcar, você deixará registrada duas impressões digitais que ficarão conectadas com seus dados bancários ou do cartão de crédito. Na loja, em vez de desembolsar notas ou carregar seus cartões, você poderá simplesmente encostar sua digital em um leitor.

O sistema já foi instalada em caráter experimental em 300 lojas, restaurantes e hotéis que são destinos de turistas nas cidades de Hakone, Kamakura, Yugawara e Atami. A ideia é fazer testes com estes grupos menores para aí sim implementar algo em escala nacional.

Se você se pergunta por que do Japão fazer esses testes agora, a resposta é simples: Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O país já está de olho na competição que atrairá pessoas do mundo inteiro e quer ter o sistema pronto até lá.


int(1)

Japão quer que turistas paguem contas usando apenas impressão digital