Você já ouviu falar de Vilnius? Esta é a capital da Lituânia que de acordo com a propaganda oficial, é o “ponto G da Europa”: “ninguém sabe onde fica, mas quando você encontra – é maravilhoso”.

A campanha lançada no ano passado foi considerada desrespeitosa, obscena e acusada de objetificar mulheres por muitas pessoas. Na época, o ex-prefeito Arturas Zuokas disse à AFP que “ninguém mais no Ocidente está usando referências sexistas para vender algo”.

Contudo, nesta semana, a propaganda recebeu o prêmio de melhor campanha de turismo durante o evento ‘World Travel Market’, em Londres. O anúncio teria aumentado em 12,5% o número de turistas na cidade, segundo informou Inga Romanovskienè, membro da agência de desenvolvimento de Vinius, à CNN.

Apesar das críticas ao conteúdo da propaganda, o órgão fiscalizador Advertising Standards Authority concluiu que a campanha não “explora ou degrada” a personagem feminina central do cartaz, que aparece com os olhos fechados, agarrando o mapa como se fosse um lençol, sugerindo a reprodução de um orgasmo.

Fechar X
Sem mais artigos