Reprodução / CNN

Em Houtong, a regra é simples: os gatos são as estrelas. Graças aos felinos, o vilarejo localizado em Taiwan entrou na rota turística e voltou a ter vida.

No começo dos anos 1990, o local abrigava uma grande mina de carvão e impactava aproximadamente 6 mil habitantes. Com a desativação da área, muito migraram à procura de melhores oportunidades, deixando o local – e seus gatos – para trás, fazendo com que a proporção de animais para humanos crescesse exponencialmente. Apenas 100 residentes continuaram na região, de acordo com a CNN.

A vila manteve-se desconhecida até 2007, quando a fotógrafa profissional de gatos Jian Peiling, também conhecida como Mrs. Kitty, começou a divulgar o local em seu blog e organizou uma campanha voluntária pelos felinos. Assim nasceu a fama de Houtong, a Vila dos Gatos.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

🐱 #Houtong #Houtongcatvillage #HoutongStation #Taiwan

Uma publicação compartilhada por ★ Benz ★ (@ll_benz_ll) em

O popularização da área criou uma fonte de renda para os moradores e atualmente a economia gira em torno do turismo da gatos. São lojas de souvenirs, cafés temáticos e estátuas espalhadas por todo o vilarejo. Com a fama, o governo investiu em melhorias, aproveitando para destacar a longa história do local. Segundo a CNN, Houtong recebe um milhão de visitantes por ano.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

I’m seriously in love with the Hou-tong Cat village !!!! Will be back ❤ #nokscoot

Uma publicação compartilhada por JAAJA & SMILEY 🇹🇭 (@lifewithmuay) em

Os animais são cuidados pelos próprios moradores e um time de voluntários. Com tigelas de água e ração disponíveis pelas ruas, eles vagam livremente, entretendo os turistas. Porém, essa fama toda também possui um lado sombrio.

De acordo com jornais locais, a vila se tornou um ponto de abandono de animais. O governo estima que 286 gatos morem no local, 50 a mais em comparação com 2017. O aumento chamou a atenção, já que todos os felinos originais de Houtong são vacinados e castrados.

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos