Mostra começa no dia 23 de agosto

O Estúdio 41 inaugura no dia 23 de agosto a mostra “Mirabilândia – Um Parque de Ilusões”, com fotos de Dani Tranchesi e curadoria assinada por Diógenes Moura. A partir de imagens de chapéus mexicanos, carrosséis, pelúcias e outros elementos, a artista captura o universo lúdico dos parques de diversões. A data de abertura da mostra marca também um ano de atuação do espaço expositivo.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

Mirabilândia aconteceu por acaso, afirma a fotógrafa, que vem capturando imagens de parques de diversões de desde 2015. Entre um projeto de pesquisa fotográfica e outro, Dani Tranchesi sempre cruzou com as arenas repletas de luzes e um quê de magia pelo caminho e decidiu registrá-las. Percorreu diversas regiões da capital como zona leste, zona norte, a cidade de Praia Grande, na baixada santista, o interior de São Paulo, e países como Vietnã, Estados Unidos, entre outros.

Foi quando estava em Recife no primeiro semestre de 2022, por conta de seu próximo projeto intitulado “Seja o que Deus Quiser”, que Tranchesi topou com Mirabilâdia, parque que dá nome à mostra e fica entre as cidades de Recife e Olinda. Ali tomou a decisão de que as fotos, que já compunham um vasto acervo registrado por anos, podiam virar uma exposição.

“Conta a lenda adormecida que Mirabilandia é a soma das primeiras sílabas dos nomes das filhas do dono de um parque que existe entre Recife e Olinda. Nada mais puro sangue brasileiro: sílabas para criar outro nome, outra ilusão. Nas cidades e no país onde seus habitantes estão sempre à beira do abismo, um parque de diversões pode ser um amuleto para que o sufoco da vida cotidiana seja aliviado uma, duas, três horas seguidas”, diz o curador Diógenes Moura.

Para esta mostra, o curador e a fotógrafa reuniram 23 imagens que foram capturadas ao longo dos anos. “Somos outros quando estamos em um parque de diversões. O super tornado é uma montanha russa que faz o grito e a emoção lamberem cada rosto. Monstros e super-heróis são capazes de sorrir. No chapéu mexicano a imagem gira: vê cada ilusão pelo lado de dentro e o olho de vidro de quem a vê pelo lado de fora.”, elucida o curador.

 

Serviço

Exposição Mirabilândia – Um Parque de Ilusões, de Dani Tranchesi

Curadoria: Diógenes Moura

de 23 de agosto a 23 de outubro de 2022

Endereço: Rua Pedroso Alvarenga, 1254, cj 41, Itaim Bibi

Funcionamento: Terça a sexta, das 13h às 18h; sábados, das 11h às 13h.


int(1)

Estúdio 41 apresenta "Mirabilândia - Um Parque de Ilusões", de Dani Tranchesi

Sair da versão mobile