Série Madrid No Frills, de Leah Pattem, mostra botecos

A fotógrafa britânica Leah Pattem (do blog Madrid No Frills) tem documentado os tradicionais bares e cafés de Madri, Espanha, nos últimos dois anos. Agora, com mais de cem fotos de fachadas de bar, sua série, intitulada 100 Bares Sem Frescuras de Madri, captura o charme único de cada local adorado antes de fechar suas persianas para sempre.

“Esses bares são especiais porque sustentam as comunidades locais”, disse Pattem. “Mas, devido a uma combinação de preços cada vez mais baixos e altos preços de aluguel, esses bares estão fechando”, lamentou.

A gentrificação é um problema para muitas cidades, mas a metrópole de Madri está mudando mais rápido do que nunca. Os pequenos bares de gerência familiar da cidade podem ser encontrados em quase todas as esquinas e são uma parte fundamental da cultura local há muitos anos. No entanto, hoje eles estão sendo cada vez mais substituídos por franquias modernas, deixando as pequenas empresas sem opção a não ser fechar.

Cada boteco parece estar congelado no tempo, com muitos apresentando sinais originais pintados à mão, toldos listrados e retro iluminação neon. Algumas das imagens da Pattem mostram até orgulhosos proprietários e garçons do lado de fora, muitos dos quais dedicam-se a servir sua comunidade pelo máximo de tempo possível.

Ela diz que a visão de uma britânica traz nova luz para o que era comum. “As pessoas já estão se aventurando e bebendo em seus bares locais mais uma vez, revivendo seu amor pelos bares locais sem frescuras e ajudando a salvar uma parte fundamental da herança da Espanha”, completou.

Série Madrid No Frills, de Leah Pattem, mostra botecos

Série Madrid No Frills, de Leah Pattem, mostra botecos
Créditos: Leah Pattem/Madrid No Frills

int(1)

Fotógrafa documenta botecos de Madri antes que acabem

Sair da versão mobile