Mostra estreia dia 13 de agosto com presença dos curadores

A história sobre a construção visual do Sete de Setembro no Brasil é o mote da exposição “O Sequestro da Independência”, a ser inaugurada no dia 13 de agosto, na Galeria Arte 132.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

Com curadoria de Lilia Moritz Schwarcz, Lúcia Klück Stumpf e Carlos Lima Junior, a exposição foi concebida em diálogo com o livro “O Sequestro da Independência – Uma história da construção do mito do Sete de Setembro” (Companhia das Letras, 2022), que será lançado no mesmo dia e que narra a construção imagética do mito do 7 de setembro.

Os curadores da exposição são, também, os autores do livro. Na mostra, além de obras históricas, o público poderá ter contato com uma vitrine de objetos – incluindo originais e uma única reprodução – pertencentes à D. Pedro e ao legado da República do Brasil.

“Muitas nações se imaginam a partir de uma pintura, a qual, por sua vez, foi imaginada em diálogo com outras telas, muitas vezes estrangeiras. Aqui não foi diferente.”, explica o trio de curadores.  “De pintura encomendada pela Comissão construtora do Edifício-Monumento (futuro Museu do Ipiranga) em 1886, e apoiada por d. Pedro II – numa forma de homenagem de filho para pai – foi virando apenas uma ilustração; um retrato fiel do 7 de setembro às margens do Ipiranga, progressivamente despida de seu significado original, autoria e contexto.”, ressalta o núcleo curatorial.

 

Serviço

O Sequestro da Independência

Curadoria e texto crítico: Lilia Schwarcz, Lúcia Klück Stumpf e Carlos Lima Junior

Local: Galeria Arte132 – Av. Juriti, 132, Moema, São Paulo – SP

Visita guiada com os curadores: 13 de agosto, sábado, às 11h30

Tarde de autógrafos com os autores do livro: 13 de agosto, sábado, das 13h às 15h

Período expositivo: 13 de agosto a 24 de setembro de 2022

Horários de visitação: segunda a sexta, das 14h às 19h. Sábados, das 11h às 17h

Entrada gratuita


int(1)

Galeria Arte132 apresenta a exposição "O Sequestro da Independência"

Sair da versão mobile