Confira a programação completa

Na segunda quinzena de abril, a Japan House São Paulo oferece uma programação gratuita e variada, tanto no ambiente virtual como em sua sede, na Avenida Paulista. Além de visitas mediadas às exposições em cartaz [ím]pares e Wave – Novas correntes das artes gráficas japonesas, a instituição ainda promove Ciclo de Mangá e Contação de Livro Infantil sobre obras inéditas dos artistas Yuichi Yokoyama e tupera tupera respectivamente, que compõem a mostra Wave, que ocupa o segundo andar da instituição com trabalhos de 55 artistas das artes gráficas nipônicas. Já no fim do mês, é realizada mais uma edição do Clube de Leitura sobre o livro O fuzil de caça, de Yasushi Inoue, um drama do período pós-guerra japonês.

Durante as visitas mediadas, livres e gratuitas, nos dias 13, 20, 22, 27 e 29 de abril, às 11h30, a equipe do educativo da JHSP apresenta a exposição Wave – Novas Correntes das Artes Gráficas Japonesas, promovendo diálogos e trocas de experiências entre os participantes e a cultura japonesa. Já nos dias 13, 20, 22, 27 e 29 de abril, às 15h, é a vez do público conhecer os detalhes e os designs contemporâneos de jóias japonesas na mostra [ím]pares.

Para quem se interessa pela arte dos quadrinhos japoneses, no sábado (23 de abril), acontece o Ciclo de Mangá, a partir das 17h, na plataforma do ZOOM. O bate-papo traz como tema principal o mangá Garden, de Yuichi Yokoyama, artista cuja obra A Sala do Mapa-múndi está presente na exposição Wave – Novas correntes das artes gráficas japonesas.

O evento online abordará o trabalho experimental do autor, ainda não publicado no Brasil, que mescla cenários geométricos, onomatopeias e personagens peculiares em uma narrativa visual única, representando o tempo e o espaço. A história gira em torno de um grupo de amigos que tentam entrar em um jardim escondido por um muro, e que descobrem se tratar, na verdade, de um país das maravilhas mecânico e distorcido, uma reflexão sobre como os seres humanos vivem em meio às máquinas. O link de acesso será divulgado na semana do evento, no site da Japan House São Paulo.

Ainda no meio literário, no domingo (24), às 11h30 e às 14h30, a instituição promove a Contação do livro infantil “Balneário Panda”, para apresentar a cultura dos banhos públicos japoneses retratada no livro infantil da dupla nipônica tupera tupera, também presente na exposição Wave.

A atriz Andrea Rubinstein (Andi), que já apresentou espetáculos autorais e sob encomenda por todo o mundo, além de ganhar diversos prêmios de teatro e animação em festivais da Europa, conduzirá a história acompanhada do músico e co-fundador do Núcleo Barbatuques de teatro, André Hosoi, que já se apresentou por todo o Brasil com grandes nomes da música nacional. O evento presencial é recomendado para crianças entre 4 e 12 anos, com participação mediante retirada de senha 30 minutos antes da atividade.

Para encerrar o mês, o Clube de Leitura da Japan House SP, em parceria com a revista Quatro Cinco Um, discute sobre o livro O fuzil de caça, do autor japonês que acaba de ser traduzido para o português, Yasushi Inoue, no dia 28 de abril, às 19h. O título tema do evento online, transmitido gratuitamente pelo ZOOM, retrata o período pós-guerra no Japão, além de questões consideradas tabus anteriormente e que vieram à tona na sociedade nipônica. Para participar, é preciso fazer inscrição prévia pelo site da Japan House São Paulo e aguardar as instruções por e-mail.

 


int(1)

Programação de abril da Japan House São Paulo é dedicada a obras literárias