Confira a programação completa do evento

A capital mineira recebe no próximo dia 03 de agosto, na Cachaçaria Lamparina, no Mercado Novo, a etapa regional do Concurso Nacional de Rabo de Galo. O grande vencedor irá participar da edição nacional do concurso, que será realizada em São Paulo, em dezembro.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

Esta é primeira vez que Belo Horizonte conta com uma edição local do concurso. Serão ao todo 14 bartenders e 14 produtores de cachaças de alambique do estado. A proposta é que cada participante desenvolva uma versão do coquetel. Cada concorrente irá executar uma única receita inédita do Cocktail Rabo de Galo. A criação deverá ter como bebida básica a cachaça (60%) e cada participante terá o tempo de 5 minutos para preparar a bebida.

Os coquetéis serão analisados por uma comissão composta por profissionais da área de alimentos, bebidas e técnicos de hotelaria. Entre os pontos que serão analisados pela comissão julgadora estão aparência, eficiência no preparo, tempo de preparação e análise gustativa, que envolve sabor e o aspecto visual do coquetel.

Os três competidores que obtiverem as maiores notas(Técnica e Degustação), receberão medalhas alusivas de participação e destaque no Concurso Nacional de Rabo de Galo – Etapa Regional MG:

  • O primeiro colocado receberá Medalha de Ouro
  • O segundo colocado receberá Medalha de Prata
  • O terceiro colocado receberá Medalha de Bronze

O ganhador do Concurso Nacional de de Rabo de Galo – Etapa Regional MG, terá a sua participação assegurada no V CONCURSO NACIONAL DE RABO DE GALO, que será realizado em São Paulo (SP), em dezembro de 2022.

 

Programação

Workshops gratuitos – Não será necessário efetuar inscrição prévia

Local: Espaço Corda(Mercado Novo – 2º andar)

13h – “A cachaça é para todos”, por Ana Marta Sátyro, produtora da Cachaça Mineiriana e apaixonada por cachaça

14h – “Novos discursos das velhas bebidas”, por Thiago Ceccoti, bartender, cachaceiro, escritor e treinador na área de bebidas

15h – “Força Latina”, por Maurício Maia, Sommelier de Cachaças (Cachacier), especializado em bebidas destiladas pelo WSET e colunista do blog “O Cachacier” no caderno Paladar do jornal O Estado de São Paulo

16h – “Resgate da cultura e identidade da cachaça”, por Rafael Quick, Idealizador do projeto Mercado Novo, e proprietário do Grupo Viela

 


int(1)

Belo Horizonte recebe 1º Concurso Regional Rabo de Galo

Sair da versão mobile