Guia da Sommelieria de Cervejas será lançado em fevereiro

O Guia da Sommelieria de Cervejas, novo livro da Krater, editora especializada em livros sobre cerveja em português, será lançado oficialmente no dia 18 de fevereiro, quando a organizadora da obra Bia Amorim, sommelière de cervejas desde 2010 e uma das principais profissionais do meio cervejeiro, dará autógrafos ao público no Empório Toscana, em Ribeirão Preto.

O Guia é uma obra coletiva e seus textos são assinados por 28 profissionais de países como Brasil, Argentina, Peru e Inglaterra, especializados em diversas áreas – da produção à gestão de carreira. O escritor inglês Martyn Cornell, um dos maiores especialistas do mundo no assunto, escreveu a seção dedicada à Escola Britânica.

O material servirá como um manual prático, visando complementar a formação dos sommeliers e sommelières de cerveja brasileiros. A obra traz referências práticas, com orientações sobre: atendimento e serviço; condução de treinamentos de equipe; desenvolvimento e gerenciamento de uma boa carta de cervejas e de chopes; entre muitos outros assuntos relevantes para a profissão.

O Brasil, hoje, é o país que mais forma sommeliers de cervejas no mundo anualmente. Cada vez mais profissionais ocupam posições em bares, lojas especializadas, distribuidoras, importadoras e cervejarias. Para Bia, que acompanhou a evolução da profissão no Brasil desde o seu início, o Guia vem, de forma importante, suprir a carência desse tipo de material no país. “Hoje, temos milhares de sommeliers de cerveja formados no Brasil, e várias instituições de ensino oferecendo cursos. Os sommeliers brasileiros, inclusive, disputam e se destacam em competições internacionais. Mas sempre senti falta de referências bibliográficas em português que discutam os temas relacionados a essa profissão”, ressalta.

Entre os sócios da Editora Krater, Diego Masiero e Pedro Paranhos, há expectativa de que o Guia exerça enorme importância e se torne essa referência para a profissão e para a educação cervejeira do país. “Queremos fazer parte de uma evolução constante do mercado, contribuindo para que ele tenha a qualidade e o reconhecimento que merece”, pontua Diego.

O projeto do Guia foi viabilizado por meio de uma campanha de financiamento coletivo, conhecida como crowdfunding, disponibilizada na plataforma Catarse. Contou com contribuições daqueles que se interessaram pelo projeto e foi um sucesso absoluto. A meta estabelecida para o projeto na plataforma de crowdfunding foi batida nas primeiras 24h em que ele foi liberado no site. Esse é um modelo de financiamento cada vez mais popular entre pequenas empresas, especialmente editoras independentes como a Krater, e ajudou muitas marcas a se manterem durante a pandemia.

Com projeto gráfico especial, capa dura e totalmente colorido, o Guia da Sommelieria de Cervejas tem tiragem limitada. O livro estará disponível no site da Krater. Em março, a obra será apresentada oficialmente para o mercado paulistano em dois eventos presenciais distintos. As informações sobre eles serão divulgadas pela editora assim que estiverem confirmadas.


int(1)

Guia da Sommelieria de Cervejas será lançado em fevereiro

Sair da versão mobile