App de gestão financeira exclusivo para mulheres lança recurso de denúncia contra violência doméstica

Uma em cada quatro mulheres sofreu algum tipo de violência doméstica durante a pandemia. Na luta contra esse crime, a PouPay+, aplicativo de gestão financeira voltado ao público feminino, está lançando um recurso de SOS para que suas usuárias recebam a ajuda necessária.

Em um botão discreto localizado dentro do aplicativo, é possível ter acesso a um guia explicativo sobre o que define a violência doméstica – cujo texto é o mesmo utilizado pela plataforma oficial da Polícia Federal. Disponível em PDF, ele representa um passo a passo para registrar uma ocorrência online de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Este design, de acordo com Daniela Petrangelo, gerente de projeto da PouPay+, foi criado justamente como medida protetiva para as vítimas. “Assim, mesmo se seus agressores estiverem por perto ou no controle de seus celulares, não irão desconfiar que um aplicativo voltado para a gestão financeira possua tal ferramenta”.

Uma vez acessado, a conscientização sobre este crime é o primeiro passo nessa luta. “A violência doméstica não é apenas caracterizada pelos atos físicos. Agressões verbais e psicológicas também são crimes extremamente perigosos que causam tantos danos quanto, devendo também ser denunciados”, explica a gerente.

O esclarecimento sobre este crime se torna indispensável para que as mulheres consigam enxergar o tipo de agressão que estão sofrendo. Por isso, o recurso também possui a ferramenta denominada “Violentômetro”, uma lista de 18 classificações com os diferentes níveis de violência que podem sofrer. Dos mais “brandos”, que já mostram sinais claros de perigo, como chantagem, mentira e enganação, aos mais alarmantes, que colocam as vidas das mulheres em risco, como confinar, espancar, ameaçar de morte e utilizar armas.

Com essas informações, as vítimas encontrarão no botão de SOS os números oficiais de emergência para denunciá-los – o número 180 para o ligue denúncia e, o 190 para emergência. Basta clicar no atalho disponível e realizar a chamada direta. “Queremos que elas saibam que o que estão passando não é normal e que está absurdamente errado. Mas que, acima de tudo, elas não estão sozinhas nessa luta”, ressalta Kelly Ortiz, analista de processo do aplicativo.

Prova disso é que, de acordo com as desenvolvedoras, a expectativa é que as usuárias que conseguirem enfrentar seus agressores compartilhem suas histórias dentro do próprio aplicativo. “Queremos trazer diversas mensagens de empoderamento e relatos de superação, como forma de incentivar as vítimas de violência doméstica a denunciarem os crimes e não serem mais reféns destes atos terríveis”, finaliza.

O Poupay+ está disponível para download no Apple Store e Play Store.


int(1)

App de gestão financeira a mulheres lança recurso de denúncia contra violência

Sair da versão mobile