my natural doll 4

Reprodução/Instagram

A cabeleireira e apresentadora Mushiya Tshikuka criou a My Natural Doll, uma boneca para celebrar meninas que usam seus cabelos naturais. A My Natural Doll foi criada para dar a meninas uma boneca que se parecesse com elas na hora de brincar.

“Em um mundo em que as bonecas com as quais brincamos moldam nossa percepção de beleza e nossa auto-confiança, é importante que meninas sejam constantemente expostas a algo que seja o seu reflexo – bonecas com a pele negra e cabelos cheios de cachos naturais”, diz a descrição do produto.

my natural doll

Reprodução/Instagram Mushiya Tshikuka e suas filhas

A boneca ainda vem com algumas extensões de cabelo natural, que são uma cortesia da linha de Mushiya, a Runway Curls. Assim, elas podem estilizar os cabelos da boneca como fazem com os seus próprios.

No Instagram, Mushiya Tshikuka deixou um discurso inspirador sobre representatividade e a importância de ter uma boneca que de fato as meninas negras se identifiquem: “me lembro de ir a muitas lojas, procurando por uma boneca negra, porque o Natal estava se aproximando e minhas filhas já eram crescidas o suficiente para me dizerem: ‘mãe, eu quero uma boneca’. Eu me nego a comprar bonecas brancas para minas maravilhosas meninas negras, porque eu não estou com vontade alguma de confundir a auto-confiança delas”, afirmou.

my natural doll

Reprodução/Instagram

“Toda boneca negra que eu via tinha os cabelos lisos, sintéticos, com curvas abertas ou eram apenas CARECAS. Minhas filhas nasceram com a cabeça cheia de cachos. Então, cadê essa boneca? Eu entrei em loja por loja, Natal após Natal, ano após ano. Eu desistia e acabava comprando um livro para elas. A boneca negra na maior loja de bonecas da América, estava vestida com roupas de escrava. Ela era uma antiga escrava. Eu me recusei a comprar uma boneca que não se parecia com elas ou que celebrasse sua grandeza e beleza”, ressaltou.

“Quando amigos e família davam a elas barbies brancas em aniversários, eu devolvia. Eu sei que soa duro, mas eu estava muito em sintonia com os efeitos psicológicos que brinquedos tem sobre a auto-estima das crianças muito antes de pesquisas provarem isso. Mas, com elas ficando mais velhas, elas exigiam bonecas mais e mais. E como eu não conseguia encontrar o seu reflexo em bonecas, decidi criar bonecas que tinham o seu reflexo. Daí, o nascimento da My Natural Doll. Ela tem pele negra, cabelos 100% virgem da linha Runway Curls Hair, que pode ser torcido, trançado e lavado como o nosso próprio cabelo. O nome dela é Keleshe. Você não está apenas comprando um brinquedo. Você está comprando o AMOR PRÓPRIO para sua filha e mudando sua vida. As pessoas me dizem que eu tenho feito muito na vida para nossas mulheres e nossa comunidade. E eu realmente não percebo isso. Criar @MyNaturalDoll é uma das maiores realizações que eu alcançarei nesta vida e para este mundo. E agora, todas as suas filhas podem ter uma”, finalizou.

A boneca Keleshe está à venda no site RunwayCurls.com e custa US$ 145 (R$ 494 reais).

my natural doll

Reprodução/Instagram

Sem mais artigos