Autora fala de ansiedade e como ela está atrelada até em bons momentos

O Brasil é um dos países com mais pessoas ansiosas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). São quase 19 milhões de brasileiros que sofrem com esse tipo de transtorno. Apesar de estar mais presente no cotidiano das pessoas, a ansiedade é algo antigo e pertence ao ser humano.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

O grande desafio da atualidade é aprender a lidar com ela, identificar quando os sinais estão dentro da normalidade, além de perceber que essa sensação também está presente em bons momentos da vida, como maternidade e formação acadêmica. Olhar a ansiedade de um outro ângulo é a proposta da psicóloga Blenda de Oliveira Marcelletti, que lança neste mês o livro ‘Fazendo as pazes com a ansiedade’, publicado pela Editora Nacional.

Logo nas primeiras páginas, Blenda conta o desafio sobre falar de um assunto tão mal visto. “Escrever sobre algo que é declarado como um grande mal, porém a partir de um olhar menos parcial e com dados reais dos nossos tempos, não foi tarefa simples. É difícil encontrar aspectos saudáveis em algo que é considerado a causa de tantos transtornos psíquicos e existenciais. Pouco a pouco, fui me dando conta de que a ansiedade é presença certa em nosso dia a dia. Para alguns, um problema maior; para outros, menor; mas sempre ali, presente. Sendo assim, quando algo é parte da nossa existência – e não necessariamente precisa se tornar um transtorno –, podemos aprender a conviver com isso e fazer da ansiedade uma parceira que nos conta algo importante, embora nem sempre saibamos ouvi-la, acalmá-la ou perceber o significado que ela quer nos informar”, relata ela.

A psicóloga reúne na obra vários pontos que vão além do contexto histórico, colocando inclusive reflexões sobre as redes sociais, a ditadura da felicidade e até o amor. “Nós somos ansiedade e lidar com isso é o caminho mais saudável. A ansiedade nem sempre é um mau sinal, nem sempre precisa ser combatida. Ela pode ser agregada à nossa existência desde muito cedo. A ansiedade pode impulsionar, empurrar, ser o fósforo que, riscado, causa uma combustão que nos joga no mundo”, afirma a autora.

A pré-venda do livro já está disponível na versão impressa (R$ 49,90) e digital (R$ 34,90) nas principais livrarias do país e lojas virtuais.

Sobre a autora:

Blenda Marcelletti de Oliveira é doutora em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e  psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Ela atua como psicoterapeuta em orientação de pais, famílias, casais e adultos. Além da prática presencial no consultório, Blenda escreve e  troca ideias por meio das redes sociais. Você pode encontrá-la nos perfis @blenda_psi no Instagram e  @oliveira_blenda no Twitter.


int(1)

Autora fala de ansiedade e como ela está atrelada até em bons momentos

Sair da versão mobile