A amamentação realSuzie Blake

Discutir a amamentação nunca é demais, justamente pelo fato de que muitas mulheres ainda precisam encarar olhares tortos nas ruas, engolir comentários preconceituosos e ouvir lições de moral completamente descabidas, como se alimentar uma criança devesse ser encarado como um ato vergonhoso. Sim, e tudo isso no século 21, para quem ainda tem alguma dúvida.

Falar sobre esse tema, porém, é lembrar de todas as suas particularidades. Amamentar é uma experiência única na vida das mães, mas nem sempre tranquila ou automática. Quando os bebês dependem exclusivamente do leite materno, a rotina de sono das mulheres é completamente alterada em função da “fome” dos pequenos. Por isso, não é incomum encontrar mães com olheiras marcadas, um pouco descabeladas, distraídas por conta do sono… E isso é, ainda sim, lindo demais!

Pensando em desmistificar a amamentação glamourosa, a fotógrafa Suzie Blake resolveu tirar uma foto de si mesma amamentando seu filho, sem qualquer retoque ou “falsa paz”. Na foto, ela parece um pouco cansada, vestindo meias e chinelos, com alguns brinquedos do filho espalhados pelo chão. Bom retrato de um dos muitos lados da maternidade, né?

Depois de publicar o autorretrato em seu perfil no Facebook, Suzie perguntou a outras mulheres se elas gostariam de participar do projeto, mostrando que amamentar é isso aí mesmo: cabelos bagunçados, olhos cansados, brinquedos espalhados pelo chão, pijamas, filhos mais velhos disputando pela atenção da mãe e muito amor e dedicação, no fim das contas.

Você, que é mãe, consegue se identificar com algum desses retratos? :)

 

Sem mais artigos