Os ânimos do País ainda estavam exaltados – e envergonhados! – com o papel de nossos deputados na votação na Câmara pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff no último domingo (17), quando a revista Veja publicou no dia seguinte um perfil de Marcela Temer, vice-primeira-dama do Brasil, esposa de Michel Temer.

Atriz Mariana Lima fez coro à campanha

Reprodução / @marianalimatriz / Instagram

O título “Marcela Temer: bela, recatada e “do lar” virou a internet de ponta cabeça. Assim como outras informações contidas no texto, como: “a quase primeira-dama, 43 anos mais jovem que o marido, aparece pouco, gosta de vestidos na altura dos joelhos e sonha em ter mais um filho com o vice”, “Marcela Temer é uma mulher de sorte”, “seus dias consistem em levar e trazer Michelzinho da escola, cuidar da casa, em São Paulo, e um pouco dela mesma também (nas últimas três semanas, foi duas vezes à dermatologista tratar da pele)”.

Milhares de mulheres reagiram à abordagem um tanto antiga e estereotipada que foi dada pela revista ao comportamento do sexo feminino. Nas redes sociais, a hashtag #belarecatadaedolar está entre os assuntos mais comentados. Tanto que alguns famosos aderiram ao movimento, como a atriz Mariana Lima e o apresentador Rafael Cortez.

Foi criado também o Tumblr ‘Bela, Recatada e Do Lar’ para reunir memes e imagens de mulheres que ficaram insatisfeitas com a matéria. “Tudo bem ser bela, recatada e do lar. Tudo bem ser o completo oposto disso. Porque ao contrário do que a Veja gostaria de impor, as mulheres vão ser o que elas bem entenderem!”, escreve a página da internet.

O apresentador Rafael Cortez

Reprodução / Instagram O apresentador Rafael Cortez

Sem mais artigos