Bill Nye, o cientista excêntrico do programa “Eureka”, veiculado no Brasil nos anos 1990, continua espalhando seus conhecimentos científicos de forma acessível, simples e bem-humorada. O também engenheiro, educador, inventor e comediante usou o Tik Tok para explicar – do seu “jeitinho” – por que todos deveriam usar máscaras.

O uso desses acessórios é recomendado por profissionais de saúde porque previnem “partículas do meu sistema respiratório de entrarem no seu sistema respiratório… Bloquear o movimento do ar é um velho truque”, explicou Nye.

O cientista usou uma vela para demonstrar como diferentes tipos de máscaras bloqueiam, ou não, a saída de ar e partículas. Ele testou um cachecol, uma máscara de tecido com duas camadas e o modelo N95, utilizado pelos trabalhadores da área de saúde.

O teste consiste em assoprar uma vela para demonstrar o quanto de ar e partículas transpassam por esses diferentes modelos. Se ela apagar, é porque o aparato é ineficaz. Mas se a vela continuar acesa, é porque a máscara é eficaz.

O cachecol foi o primeiro posto à prova e logo reprovado. A vela apagou da primeira vez que Nye assoprou. Mas a chama ficou acesa ao testar as máscaras de tecido e N95.

“A razão pela qual quero que você use uma máscara é para se proteger, claro, mas a principal é para me proteger de você”, ele exclama furioso. “É literalmente uma questão de vida ou morte”, reforça.

Os vídeos já atingiram milhões de visualizações. A primeira parte do experimento tem mais de 2 milhões de views e a segunda tem quase 13 milhões.

Assista:

@billnye##WearAMask ##LearnOnTikTok ##TikTokPartner♬ original sound – billnye
@billnye##WearAMask ##LearnOnTikTok ##TikTokPartner♬ original sound – billnye

Coronavírus: fotos mostram porque é essencial lavar bem as mãos

Coronavírus: fotos mostram porque é essencial lavar bem as mãos

30 segundos é o tempo ideal para lavar as mãos, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. As áreas esbranquiçadas diminuíram consideravelmente, até mesmo em comparação com a foto que ilustra uma higienização de 20 segundos.  Créditos: Reprodução/Daily Mail

int(1)

Bill Nye demonstra de forma simples e hilária por que devemos usar máscara

Sair da versão mobile