A atriz americana Cameron Diaz estreia como escritora com The Body Book, um guia de saúde focado no bem-estar holístico, em que compartilha dicas para uma vida mais saudável e equilibrada.

A publicação do livro, marcada para o 31 de dezembro nos Estados Unidos, coincide com a época de resoluções para o ano novo e aborda principalmente dieta e saúde.

Mas a atriz de origem hispânica não dá um plano com metas de curto prazo, e foca seus conselhos em como estabelecer uma rotina que facilite tomar boas decisões de alimentação e exercícios.

Considerada por muitos como modelo de saúde e elegância, Diaz, de 41 anos, confessa que suas decisões de alimentação e atividades físicas nem sempre foram as melhores.

“Se você o que você come então eu era um burrito com uma porçãoextra de queijo, extra de molho e sem cebola”, escreveu, bem humorada.

No livro, a intérprete de Quem Quer Casar com Mary (1998) e O Amor Não Tira Férias (2006) expõe os laços entre a nutrição e o bem-estar tanto do corpo como da mente.

Ela desmistifica as crenças erradas sobre os grupos alimentícios, como os carboidratos e laticínios que tantos planos de dieta eliminam, focando nos valores nutritivos e na função que cumprem para o bem-estar do corpo.

Diaz, que entra na lista das também atrizes Gwyneth Paltrow, Alicia Silverstone e Jessica Alba que publicam livros destes temas, encoraja seus leitores a guiar o consumo de energia pelos sinais instintivos do corpo e não pelo medo da fome ou de ganhar peso.

Para a atriz, o corpo sabe quando precisa consumir energia para manter a atividade muscular e regular as funções vitais.

No entanto, pelas preocupações de dietas ou responsabilidades diárias, frequentemente privamos o corpo dos nutrientes que ele precisa para realizar suas funções de modo ótimo.

O livro de Diaz oferece conselhos para dar energia ao corpo por meio de alimentos densos em nutrientes e movimento diário para melhorar o metabolismo.

Ela também ressalta os benefícios do exercício, não em termos de perda de peso ou ganho muscular, mas quanto aos benefícios físicos e emocionais que proporciona.

A autora explica que o exercício diário estimula a energia, ajuda o humor e é uma arma efetiva para manter o bem-estar geral e prevenir doenças.

O bem-estar, explicou, não está na ausência de doença, mas no equilíbrio de funções físicas, mentais e sociais.

A percepção do corpo é um aspecto fundamental do guia, e que fez a atriz fotografar um grupo bem diverso de mulheres.

Ao capturar com a lente de sua câmera a diversidade do corpo feminino em forma e tamanho, Diaz oferece uma importante lição. Em resumo, The Body Book oferece ferramentas e conselhos práticos para alcançar as metas do bem-estar holístico: uma vida longa, plena e saudável.

Sem mais artigos