Mais uma vez os chineses tiveram uma ótima ideia. Dessa vez a empresa Shenzhen Huashi Future Parking Equipment criou uma solução para o trânsito nas grandes cidades apostando em um ônibus que anda por cima dos carros.

O projeto Land Air Bus, que já havia ganhado repercussão há três anos, consiste em um ônibus com a parte inferior em forma de arco que permite que os carros passem por baixo do veículo.

O protótipo tem muitas vantagens. Além de diminuir em cerca de 30% o trânsito nas ruas e avenidas, ele utiliza painéis solares e elétricos para se mover, economizando até 860 toneladas de combustível por ano, o que significa uma redução de 2640 toneladas de emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

De acordo com os criadores, o ônibus tem seis metros de largura e quatro metros de altura, ocupa duas pistas, e permite que carros de até dois metros de altura passem por baixo. O comprimento do veículo, que alcança uma velocidade de 60 km/h e viaja em média a 40 km/h, e dos vagões ainda não foi divulgado. De acordo com os criadores, o ônibus comporta 1200 pessoas.

A ideia parece utópica, mas cada vez mais se aproxima da realidade. Isto porque nessa semana a empresa China TBS divulgou um vídeo com mais detalhes do projeto, aumentando a especulação sobre o assunto.

Assista abaixo:

Sem mais artigos