Basta bater aquele desanimo ou acabar em casa em um dia chuvoso que a melhor escolha para o momento vai ser uma comédia romântica. Mas, se você é solteira ou solteiro, é bom ter cuidado, pois o Albion College, nos Estados Unidos, decidiu investigar o efeito desses romances de mentirinha nos relacionamentos da vida real e o resultado não foi muito bom.

A pesquisa contou com a participação de 392 pessoas casadas que tiveram que completar um questionário sobre o atual relacionamento, com dúvidas quanto a satisfação, compromisso e expectativas. Também foi perguntando o quanto eles acreditavam nos casais da ficção, classificando o quanto concordavam ou não com afirmações como “a TV me ajuda a entender o que eu posso esperar dos meus relacionamentos” ou “a ficção mostra os relacionamentos como eles realmente são”.

Quanto mais os participantes acreditavam nos romances da televisão, menos eles pareciam se importar com o relacionamento atual e consideravam mais a possibilidade de ficar solteiros ou trocar de parceiro. Afinal, veja bem, há tanta gente legal lá fora…

Em entrevista ao Daily Mail, o pesquisador-líder do estudo, Jeremy Osborn, contou que os bons fãs de ficção sentem bem mais algumas privações do relacionamento, como passar menos tempo sozinho e ter menos liberdade.

“Minha esperança é que, depois de lerem sobre a pesquisa, as pessoas possam olhar para o próprio relacionamento ou para o namoro dos amigos. Quão realista é sua expectativa em relação ao seu parceiro e de onde você tirou essa expectativa?”, questiona Osborn.

Sem mais artigos