Estamos oficialmente em Outubro e um dos dias mais aguardados pelos consumidores está chegando: a Black Friday. Mas não teria como a data ser a mesma, afinal, estamos em 2020, o ano da pandemia do coronavírus.

Com milhões de pessoas em todo o mundo se adaptando a um novo normal, a Black Friday 2020 será muito diferente em comparação a 2019. Por exemplo, apenas 27% das pessoas já se sentem confortáveis comprando em lojas físicas e shoppings, apontou uma nova pesquisa realizada pela empresa de tecnologia Criteo.

Os especialistas entrevistaram mais de 13 mil consumidores e 14 mil varejistas ao redor do mundo para entender como a data deste ano será afetada pelo aumento do e-commerce e a reabertura de lojas físicas no Brasil.

De acordo com a pesquisa, as vendas online foram 30% maiores nas Américas e 17% maiores em todo o mundo entre 15 e 28 de Junho, em comparação com a média do período de 2 a 14 de Fevereiro.

Cerca de 80% dos brasileiros entrevistados disseram que continuarão comprando presentes online para feriados e 67% descobriram pelo menos uma nova forma de compra online que manterão, números que contrastam com os 27% mencionados acima, que se sentem confortáveis comprando em lojas físicas.

Os consumidores adquiriram novos hábitos durante o pico da Covid-19, que influenciaram suas compras e aumentaram a diversidade de produtos procurados.

Cerca de 53% dos participantes disseram estar cozinhando mais em casa; 46% manterão a prática do home office; 39% estão lendo mais livros; e 50% continuarão se exercitando em casa. Portanto, as categorias de produtos com as vendas mais altas devem ser as mesmas que subiram no início deste ano: itens de cozinha, dispositivos eletrônicos, como TVs e smartphones, roupas (seja para fazer exercícios ou para passar mais tempo em casa) e itens de decoração para casa.

“A busca por produtos com desconto costuma começar no início de Outubro”, explicou o diretor geral para a América Latina da Criteo, Tiago Cardoso. “Mas será interessante ver se a situação continua fluida e como as novas preferências por compras online impactarão a reabertura de lojas físicas”, afirma.

Estas compras online se transformaram em desastres


Créditos: Reprodução

int(1)

Como a pandemia impactará os hábitos dos consumidores na Black Friday?

Sair da versão mobile