Se na edição 2010 nomes como o ex-hacker Kevin Mitnik e o fundador do Creative Commons, Lawrence Lessig, foram os destaques da Campus Party, em 2011, espera-se um time ainda mais de peso integrando a bancada de palestrantes. Para que você já fique por dentro do que vai rolar, preparamos um pequeno perfil de cada grande atração. Preparado?

Al Gore

O ex-vice-presidente americano Al Gore foi um dos primeiros a confirmar sua presença. Autor do livro “Uma Verdade Inconveniente”, best-seller que virou longa-metragem e lhe rendeu um Oscar de melhor documentário e o Prêmio de Personalidade do Ano pela revista Times,  ele recebeu ainda o Prêmio Nobel da Paz em 2007, junto ao Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas da ONU (IPCC, na sigla inglesa). O ativista é co-fundador da Generation Investment Management, organização que aborda o investimento sustentável, e da Current TV, um canal de televisão independente para jovens que mistura projetos de jornalismo cidadão e conteúdos de telespectadores. A palestra do Al Gore acontece no espaço Momento Telefônica, no dia 18 de janeiro, às 13h.

Ben Hammersley

Editor da revista Wired UK, uma das principais publicações sobre tecnologia em todo o mundo, Bem Hammersley foi repórter de grandes veículos, como os jornais The Times e The Guardian, onde alcunhou o termo podcast. O britânico é também Diretor Digital da agência SIX Creative e fundador da Dangerous Precedent, empresa que atua em áreas como design, produção de conteúdos e negócios internacionais, além de ter sido anunciado, recentemente, como o Diretor da Campus Party Estados Unidos. Sua palestra na Campus será no sábado, 20 de janeiro, às 13h.

Steve Wozniak

Em parceria com Steve Jobs, Woz, como também é conhecido, fundou em 1976 a Apple, após criarem a primeira linha de computadores da marca, o Apple I e o Apple II. Formado em Ciência da Computação, o também Engenheiro Elétrico ganhou diversos prêmios por sua contribuição para a tecnologia, como o a Medalha Nacional de Tecnologia em 1985, e o prêmio Heinz Award for Technology, The Economy and Employment em 2000, da National Inventors Hall of Fame, por ter projetado o primeiro computador pessoal e redirecionado seus conhecimentos em matemática e eletrônica na educação de alunos do ensino fundamental e seus professores. A palestra´de Steve será no dia 22 de janeiro, às 19h. Wozniak é, atualmente, o Cientista Chefe na Fusion-io, uma empresa de soluções de armazenagem e arquitetura de dados.  Ele também publicou sua autobiografia nomeada “iWoz: From Computer Geek to Cult Icon”, além de ter criado a Fundação das Fronteiras Eletrônicas e ter sido o patrono do Museu de Tecnologia e do Ballet de Silicon Valley e do Children’s Discovery Museum de San Jose, na Califórnia. Steve participou das últimas edições da Campus Party na Espanha, no México e na Colômbia.

Jon “Maddog” Hall

Presidente e diretor executivo da Linux International Jon “Maddog” Hall é uma das personalidades mais importantes do mundo do software livre. Mestre em Ciência da Computação pelo Instituto Politécnico Renssealaer, Jon Hall trabalhou em diversas empresas, desde programador a diretor de marketing técnico, mas confessou que seu diploma em Licenciatura em Comércio e Engenharia comprova sua paixão por ensinar. Atualmente, trabalha como consultor e é embaixador e CTO da Koolu, uma empresa canadense que leva a mercados emergentes recursos de computação. Além de ser membro de conselhos de diversas empresas e organizações não-governamentais, ele ainda reforça no governo de diversos países como a China, a Malásia, o Brasil e os Estados Unidos, seu pedido para impedir patentes de software e apoiarem o software gratuito e open source. Maddog desenvolveu vários sistemas operacionais e é autor de artigos, apresentações e um livro sobre o Linux (Linux for Dummies). Maddog se declara um verdadeiro fã da Campus. Já esteve presente em várias edições do evento, em diferentes países, sempre interagindo ativamente com Campuseiros. Na Campus Party 2011, não deve ser diferente. Sua palestra é no dia 19 de janeiro, às 13h.

Tim Berners-Lee

O inglês participou da Campus Party Brasil em 2009, em uma palestra bastante concorrida. Tim abordou a relevância da web 2.0 e apontou tendências para a web 3.0, ainda em desenvolvimento. Por causa
da grande repercussão, a Campus Party atendeu a pedidos e, mais uma vez, trouxe o estudioso para compartilhar com os campuseiros sua experiência e conhecimentos. Constantemente procurado para falar sobre as vertentes da Web propriamente dita, Tim irá discursar sobre o princípio e o futuro da Web. O cientista criou a “WorldWideWeb” quando trabalhava no CERN, o Laboratório Europeu de Física de Partículas, na Suíça, em 1990, ao idealizar um projeto global de hipertexto, permitindo que as pessoas trabalhassem em conjunto. Com mais de 50 premiações entre condecorações, honras e outros reconhecimentos, Tim Berners- Lee é formado em Física pela Universidade de Oxford e tem títulos de honra nas mais conceituadas instituições de ensino, além de ter escrito inúmeros artigos sobre a Web e ciência da computação, e um livro sobre a história e o futuro da Web, chamado “Weaving the Web”. A palestra de Tim Berners-Lee ainda não tem data e horário definidos.


int(1)

Conheça as grandes atrações da Campus Party 2011

Sair da versão mobile