Em tempos de crise, a conta do pet shop está pesando no fim do mês? Então, a solução pode ser você mesmo dar banho e cuidar melhor do seu cachorro em casa. Além da economia, a experiência vai aproximá-los. A seguir, listamos um passo a passo de como dar banho no pet, segundo dicas da psicóloga canina Cláudia Pizzolatto.

Cachorro

1) Leve o cachorro para passear e fazer as necessidades logo antes do banho. 

2) Separe todo o material necessário (shampoo, escola, toalha) e deixe ao alcance. Porque deixar o cachorro molhado sozinho por um tempo até buscar algo pode ser complicado.

3) Antes de começar, deixe o cão cheirar tudo o que envolve o banho: luvas, banheiras, vidro de shampoo, escova e dê um petisco quando parecer mais calmo.

4) Prefira um chuveirinho ou torneira em vez de do chuveiro maior porque é mais fácil controlar a água e o cachorro.

5) Coloque o cachorro em cima de um tapete de borracha para evitar acidentes e deixá-lo mais seguro.

6) Escolha um lugar que fique com a porta fechada para ele não ficar ansioso querendo fugir.

7) Cuidado com a temperatura da água. Nunca dê banho quente, mas atenção para o frio e prefira um pouco menos que morna, especialmente para filhotes e cachorros mais velhos. É importante dar tempo para ele se acostumar com a água!

8) Comece a lavar de cima para baixo. Faça uma “coleira de espuma” em volta do pescoço para evitar que as pulgas (se houver) corram todas para a cabeça. Depois vá massageando o shampoo do pescoço para o rabo. Refaça o processo voltando para a cabeça e finalize. Aproveite este momento para fazer carinho e massagear o cachorro.

9) Use shampoo que não arda os olhos, mas mesmo assim, cuidado para não entrar espuma ou escorrer água suja.

10) Enxague bem até a água sair limpa e o pelo ficar sem nenhum sinal de resto de shampoo.

11) Não economize na qualidade da toalha. Quanto maior e mais felpuda, melhor ela vai enxugar seu cão e facilitar a sua vida. Se o pelo for longo não esfregue muito para frente e para trás para não deixá-lo excessivamente embolado. Ainda com o pelo úmido, aplique algum produto desembaraçador que, além de ajudar a pentear, vai deixar o pelo mais macio.

12) Ao longo de todo o processo, use petiscos para deixá-lo calmo e parabenizá-lo por cooperar com o banho. Se for um cachorro maior ou mais agitado, use uma focinheira de plástico.

Sem mais artigos