leigh

Você acha que realmente é como se enxerga no espelho? A inglesa Leigh de Vries tem certeza que sim e isso não é nada bom. Acontece esta mulher é portadora de uma doença rara chamada transtorno dismórfico corporal, também conhecida como Síndrome da Feiúra Imaginada, na qual a pessoa afetada carrega um sentimento de total falta de beleza ou até de desfiguração física a despeito de sua aparência normal e real. Em casos extremos, a intensidade da doença e do isolamento pode levar os pacientes ao suicídio. Na real Leigh é linda, mas no reflexo que enxerga de si, ela vê o Sloth dos Goonies. Eis que então ela resolveu transformar sua maior angústia em arte.

Com a ajuda de maquiadores, Leigh criou uma prótese para reproduzir o tumor que enxerga ao se olhar no espelho e saiu às ruas de Manchester, na Inglaterra, para registrar a reação as pessoas. Segundo ela, o medo de assustar os outros fez com que se isolasse durante muito tempo em casa. “A doença faz você ter uma percepção tão grotesca que você teme assustar as pessoas. Eu sempre imaginei que quando saísse na rua as crianças iriam gritar ao me ver”, disse ao site Dazed.

Leigh de Vries

À esquerda, Leigh ao natural. Já à direita, é como ela se enxerga quando olha no espelho

Uma equipe registrou um passeio da artista pelas ruas de Manchester, parte da instalação que percorre diversas cidades inglesas. “Foi possivelmente o dia mais assustador da minha vida”, diz ela. “Mas a experiência se tornou incrivelmente catártica porque, quando tirei a prótese, foi a primeira vez que me percebi bonita.”

Dê o play no trailer do experimento: 

Sem mais artigos