Somos ensinados desde novinhos a não falarmos com estranhos. E claro, é preciso ter muita cautela ao conversar com quem não conhecemos! No entanto, um estudo recente chegou à conclusão que falarmos com estranhos faz bem à saúde!

O estudo, realizado por dois cientistas de comportamento da Universidade de Chicago, Nicholas Epley and Juliana Schroeder, contou com participantes que deveriam conversar com pessoas no caminho para o trabalho.

“Perguntamos para pessoas em ônibus e trens em Chicago como eles se sentiriam com a ideia de abordarem outras pessoas para conversar a caminho do trabalho em vez de sentarem-se em silêncio o fazendo o que geralmente fazem. A maioria relatou pensar que isso tornaria a ida mais desagradável”, explicaram os cientistas.

Ao todo, cerca de 40% apenas disseram pensar que outras pessoas estariam dispostas a conversar. No entanto, eles tiveram uma surpresas: todos os participantes que tentaram iniciar uma conversa obtiveram sucesso, e acharam a experiência agradável a ponto de melhor sua auto-confiança e passando uma sensação de conquista.

Em outro experimento numa sala de espera, os cientistas concluíram que aqueles que bateram um papo com outras pessoas acabaram gostando mais do tempo na sala, e as pessoas que foram abordadas também! A abordagem acaba sendo mutuamente agradável para as duas partes.

“Essas conexões breves podem não mudar nossas vidas por completo, mas podem transformar momentos menos agradáveis – como a ida par ao trabalho – em algo mais prazeroso. Humanos são seres sociáveis, que se tornam mais felizes e saudáveis ao falar com outros. A sensação de isolamento e solidão, em contraste, é um fator de estresse que é um risco à saúde tanto quanto fumar e obesidade.”

No fim, os cientistas concluem: “Ter relacionamentos positivos é considerado um ingrediente vital para a felicidade, mais significante até do que quanto alguém ganha no trabalho.”

Mais sobre relacionamentos: 10 sinais de que seu relacionamento está te deprimindo

10 sinais de que seu relacionamento está te deprimindo

A depressão pode surgir de sentimentos de inferioridade e falta de poder em relação ao outro da relação. Quando nos sentimos assim, diminuídos e dominados, tudo parece caminhar de mal a pior. Em relacionamentos saudáveis, existe o equilíbrio de poder, não essa competição absurda que só machuca e desgasta o relacionamento.
Créditos: Giphy

int(1)

Falar com estranhos faz bem para sua saúde, diz estudo

Sair da versão mobile