Famosas grávidas depois dos 40


Créditos: divulgacao

Aos 46 anos, a atriz Halle Berry virou notícia ao anunciar sua segunda gestação. Mãe de Nahla, de cinco anos, de sua relação anterior com o modelo Gabriel Aubry, 37, ela declarou que não tinha planos para engravidar novamente. Segundo Halle, ela achava até que não era mais possível engravidar nesta idade, mas garantiu que ela e o noivo, o ator francês Oliver Martinez, estão muito felizes com a novidade.

Assim como Halle, várias outras mulheres acabam engravidando numa idade em que antigamente seriam consideradas velhas para se tornarem mães. Segundo a obstetra Amélia Soares Costa, é cada dia mais comum priorizar a carreira à família: “Atualmente as mulheres não ficam mais em casa enquanto os maridos saem para trabalhar e tampouco se casam tão jovens quanto suas mães e avós se casaram. Com a mudança na constituição familiar, o interesse em ter filhos geralmente acontece quando elas estão estabilizadas profissionalmente”, explica.

Mesmo com as mudanças sociais que possibilitaram que a mulher conquistasse espaço igual ao dos homens no mercado de trabalho, se tornar mãe após os 40 anos ainda possui sérios riscos que batem de frente às conquistas femininas.

“A mulher nasce com todos os seus folículos ovarianos e a partir dos 35 anos, em consequência do envelhecimento, os folículos vão perdendo a qualidade, portanto fica mais difícil engravidar, além de aumentar a probabilidade de o bebê sofrer de alguma síndrome genética”, conta a médica.

Segundo a obstetra, estatísticas mostram que o risco de uma mulher de 20 a 40 anos ter um filho com malformações é de 1 para cada grupo de 5 000 gestações, mas a partir dos 40 anos, tal risco passa a 1 para cada grupo de 100 gravidezes. As doenças pré-gestacionais comuns em mulheres gravidas após os 40 anos, o diabetes e a hipertensão arterial, são prejudiciais para o bebê, pois podem causar alterações no crescimento fetal. 

Segundo Amélia, engravidar em qualquer idade requer cuidados, mas principalmente após os 40 anos, portanto é imprescindível a realização do pré-natal adequado.

Apesar dos riscos, cada vez mais mulheres se animam a ser tornarem mães após os 40 anos. Veja na galeria acima algumas famosas que se aventuraram na maternidade a partir desta idade!


int(1)

Gravidez após os 40 anos tem riscos e requer cuidados; veja quem são as famosas mães quarentonas