Os australianos Bill e Glad Forward, de Queensland, estão casados há mais de 50 anos. Mas o tempo não deixou de lado o amor, companheirismo e os grandes gestos românticos.

Em 2004, Glad foi diagnosticada com a doença de Alzheimer e seu estado de saúde se deteriorou rapidamente, sendo a mobilidade um dos primeiros pontos a serem afetados.

Como passeios de bicicleta faziam parte da rotina – e história – do casal, Bill decidiu buscar por uma alternativa. O australiano então adaptou uma bicicleta para acomodar uma pessoa com mobilidade limitada.

Nascia ali a “Bike Chair”, um tipo de triciclo com assento de condutor e uma cadeira, na parte dianteira, para carregar um acompanhante. A invenção ainda conta com cinto de segurança no banco de passageiro e apoiadores para as pernas, parecidos com os existentes em cadeiras de rodas.

O design foi feito pelo próprio Bill, que levou o protótipo para seu amigo Ken McKenzie transformá-lo em realidade, segundo o site Bored Panda.

A bicicleta sempre fez parte da vida do casal. No início do namoro, o jovem Bill ia até a casa de Glad pedalando. Eram aproximadamente 5 quilômetros de distância. Já casados, a australiana adicionou uma cadeirinha de bebê em sua bike para levar os filhos nos passeios. Na terceira idade, eles mostram que não seria diferente. Mas agora, é Bill quem dá “carona” para a esposa.

Atualmente, os problemas da idosa para andar se acentuaram. Glad tem dificuldade em caminhar sozinha e corre o perigo de cair.

A história da “Bike Chair” encantou milhares de pessoas nas redes sociais. O projeto possui mais de 26 mil curtidas no Facebook, até o momento, e está sendo estudado para ser disponibilizado no mercado. Mas a equipe publicou em sua página oficial que os planos precisaram ser paralisados devido à pandemia do coronavírus.

Homem adapta bicicleta para esposa com Alzheimer

Bill Forward adaptou uma bicicleta para que sua esposa, Glad, diagnosticada com Alzheimer, pudesse continuar aproveitando os tradicionais passeios de bicicleta do casal independentemente de suas dificuldades locomotoras Créditos: Reprodução/Facebook/@TheBikeChair

int(1)

Homem adapta bicicleta para levar esposa com Alzheimer para passear

Sair da versão mobile