Em Vancouver, no Canadá, um homem asiático de 92 anos, com demência avançada, foi agredido em uma loja de conveniência e o caso está sendo investigado pela polícia como um crime de ódio. Suspeita-se que um dos motivos da agressão tenha sido a Covid-19.

Nas últimas semanas, a polícia de Vancouver tem testemunhado um aumento nas denúncias de crimes contra a comunidade asiática. De acordo com o comunicado liberado pelas autoridades, até o momento, foram reportados nove crimes de ódio contra asiáticos em 2020. Em 2019, foram denunciados 12 casos no ano inteiro.

A agressão ao senhor de 92 anos ocorreu no dia 13 de Março e as imagens da câmera de segurança foram liberadas nesta semana. Segundo o relato policial, a vítima, que sofre com demência avançada, andava pela loja de conveniência enquanto um funcionário tentava auxiliá-la quando um homem começou a gritar frases racistas, incluindo comentários relacionados à pandemia.

O criminoso pegou o idoso pela blusa e o arrastou até o exterior da loja. Ao abrir a porta, ele o empurrou. O ato fez o senhor cair e bater a cabeça. Ao perceber que ele estava caído, o homem volta e o levanta. As pessoas que passavam pela loja não fazem nada para ajudar a vítima naquele momento. Assista:

O acusado fugiu antes da chegada da polícia; ele é descrito como um homem branco, com cerca de 50 anos, cabelos escuros e calvo.

“Sabemos que crimes de ódios e incidentes motivados por preconceito geralmente são subnotificados. Acreditamos que o aumento [dos números] em Março é um indicativo de um problema muito maior”, explicou a policial Tania Visintin. A oficial pediu que as vítimas e testemunhas deste tipo de crime os denunciem.

Em nota, as autoridades afirmaram na quinta-feira (24) que o agressor foi identificado e possui passagem pela polícia.

Coronavírus: fotos mostram porque é essencial lavar bem as mãos

30 segundos é o tempo ideal para lavar as mãos, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. As áreas esbranquiçadas diminuíram consideravelmente, até mesmo em comparação com a foto que ilustra uma higienização de 20 segundos.  Créditos: Reprodução/Daily Mail

int(1)

Homem asiático de 92 anos é agredido no Canadá por causa do coronavírus

Sair da versão mobile