A universidade de Praga, na República Tcheca, realizou um estudo que avalia a relação entre a cor dos olhos e a confiança transmitida a outras pessoas. Segundo dados apontados pela pesquisa, pessoas de olhos castanhos são mais confiáveis do que aquelas que possuem olhos de outra cor.
 

Para chegar a esta conclusão, voluntários foram divididos em dois grupos e então foram mostradas fotos de homens idênticos com os dois tipos de olhos, mas com a cor modificada digitalmente.No entanto os especialistas acham que os resultados podem estar mais vinculados à fisionomia do que na cor dos olhos.

“Embora os rostos de olhos castanhos tenham sido percebidos como mais confiáveis do que os de olhos azuis, não era a cor dos olhos castanhos em si que causou a forte percepção de confiabilidade, mas sim as características faciais associadas aos olhos castanhos”, disseram os responsáveis pela pesquisa à revista científica Plos One.

Homens com olhos castanhos tentem a ter características tidas como mais masculinas como rostos redondos, queixos largos e bocas maiores com os cantos apontando para cima, assim como olhos grandes e sobrancelhas mais próximas. Essas características na interpretação da pesquisa são mais confiáveis.

Se os homens de olhos azuis não possuem pontos tão másculos, por outro lado, possuem qualidades que os fizeram parecer mais espertos na pesquisa, como olhos pequenos e bocas mais estreitas com os cantos apontando para baixo.

Sem mais artigos