Francesca-Tolot

Talvez você não tenha ouvido falar em Francesca Tolot, mas com certeza convive com o talento dela sem saber. A maquiadora italiana é a responsável pela beleza de ninguém menos do que Beyoncé há 10 anos (leia-se o make de ensaios, clipes, capas de revista e red carpets) e de divas como Elizabeth Taylor (que foi sua cliente por 30 anos), Cher, Gwen Stefani e Madonna. Francesca veio ao Brasil para dar uma aula inaugural na nova loja da  M.A.C Cosmetics na Avenida Paulista, em São Paulo, e lançar no país seu livro One Woman 100 Faces. O Virgula Lifestyle bateu um papo com a profissional que você confere abaixo:

beyonceGif

Como é trabalhar com Beyoncé? 
É inacreditável e sempre divertido! Ela não é só bonita, mas também uma pessoa maravilhosa. Beyoncé AMA maquiagem, adora se transformar e ao mesmo tempo ser natural. Ela confia no meu trabalho e me deixa propor sempre coisas novas.

Após 10 anos de parceria, qual foi a maior mudança desse tempo pra cá?

Hoje, sem dúvida, ela é mais natural e usa bem menos make do que no início da carreira. Quando ela começou era muito nova e naquele tempo todo mundo usava muita maquiagem. Então, trouxe uma coisa mais fresh para ela. Mas ela é linda, é perfeita. Ela sem make e com um rabo de cavalo e um moletom é a coisa mais linda desse mundo.

Você também maquiou Liz Taylor por 30 anos. Ela opinava na hora do make?

Eu a conheci através do fotógrafo  Helmut Newton e fiz o make dela para um ensaio para Vanity Fair.  Graças a Deus! hehe Ao longo de 30 anos de parceria, é claro que o make foi mudando com a idade. No fim, lembro que ela não queria usar muita acomeçou a usar bem menos maquiagem pra não irritar a pele. Mas uma coisa interessante é que ela sempre AMOU combinar as cores que usávamos no make com a das roupas dela.

LizTaylorgif

E para nós, que não somos celebridades, como fazemos para encontrar o make ideal?

A maquiagem não tem que ser uma obrigação, não pode ser algo que seja uma preocupação. Você tem que gostar, gostar de experimentar e se divertir. E saber que se algo der errado ou se a coisa não funcionar, dá pra lavar tudo e começar do zero novamente em 5 minutos. Não é como um corte de cabelo que precisa esperar crescer ou colocar apliques caso não goste. A gente não deve ter medo da maquiagem. É só ter consciência e não ir longe demais, afinal você não quer parecer ridícula.

Como adaptar tendências de beleza da moda para a vida real?
Primeiro é preciso ter consciência de que quando algo é tendência, não significa que seja bom para você. Por exemplo, não é toda mulher que fica bem de batom vermelho e delineador. Isso vai depender do tamanho dos olhos e dos lábios. O que quero dizer é que nem todo mundo deveria usar a mesma coisa. Mesmo. Tente usar algum detalhe da tendência e não já ir direto na informação toda só porque está na moda. Tem que ser pessoal, achar você mesma na maquiagem.

O que você acha do contorno na maquiagem, popularizado por Kim Kardashian?

Eu não concordo com o contorno, eu acho loucura. Não faz sentido pra mim. Eu não entendo como se tornou uma obsessão no mundo inteiro. Eu amo todo tipo de maquiagem, menos contorno.

Kim GIF

Sem mais artigos