Você pode até desconfiar, mas alguns ingredientes da cozinha podem fazer verdadeiros milagres fora do mundo da culinária, desde cuidados de beleza a remédios caseiros para algum leve mal-estar. Este é o caso do bicarbonato de sódio, aquele simpático pó branco que transforma massas amorfas em lindos pães e tortas.

Sabia que ele é um ótimo removedor de manchas? E que dá para usá-lo no shampoo? E que ele também alivia a dor de aftas? Não, você não sabia! Por isso, selecionamos os melhores truques e usos do bicarbonato de sódio que vão facilitar a sua vida. Chega mais!

Na máquina de lavar

O bicarbonato de sódio é um poderoso removedor de manchas. Basta diluir uma pequena quantidade em água e colocar diretamente nas roupas, antes da lavagem na máquina. Além de eliminar odores, a substância acaba com manchas amareladas de roupas íntimas, manchas de frutas e vinho, gordura, tinta e ainda melhora o poder detergente do sabão em pó, combinado ao amaciante, quando adicionado no ciclo de enxágue.

Na cozinha

Comece com um pouco de bicarbonato na espoja ou em um pano úmido. Ele ajudará na remoção de manchas de gordura, café e chá, além de ser ótimo para aquela limpeza básica no microondas, geladeira e freezer. O bicarbonato também remove restos de comida das panelas e odores de potes e “tupperwares” que você utiliza para guardar as sobras das refeições. Outra dica é usá-lo na lavagem de frutas e vegetais, para tirar resquícios de agrotóxicos e pesticidas.

Na faxina

Dá para combinar o poder do bicabornato de sódio a outros agentes de limpeza da faxina. No banheiro, o pó branco diluído em água ajuda a desinfetar o vaso sanitário, além de acabar com o aspecto ensebado das cortinas de banho. Manchas em móveis de madeira também podem ser removidas com essa substância milagrosa, aliás. Se os canos ou ralos estiverem entupidos, a dica é deixá-los de molho com bicarbonato e água fervente.

No alívio de algum mal-estar

Indigestão, gases, irritação, aftas, congestão nasal e queimaduras na língua. Sabia que dá para tratar tudo isso com o bicarbonato de sódio? Diluído em água, o ingrediente atua como um poderoso antiácido, aliviando aquela azia clássica que bate depois do almoço. Também é possível preparar gargarejos com água morna para aliviar a dor de aftas e queimaduras bucais.

No cuidado com os dentes

Talvez seu dentista não tenha lhe contado isso, mas o bicarbonato de sódio precisa de um espacinho ao lado da escova, fio dental e pasta de dente. Ele ajuda a prevenir a formação de tártaro e placas bacterianas, além de remover aquelas manchinhas insistentes. Também é uma ótima alternativa para controlar mau-hálito e gengivite. Dá para aplicá-lo diretamente nos dentes ou preparar um bom gargarejo!

No rosto e nos cabelos

Além de brilhar em deliciosas receitas, o bicarbonato de sódio é um ótimo aliado no cuidado da pele e dos cabelos. Ele previne irritações superficiais antes de barbear, funciona como esfoliante corporal, combate cravos e espinhas, clareia a região das axilas e, por fim, faz as vezes de shampoo para quem está em um caminho com menos química. Dá para fazer tudo num banho só!

Sem mais artigos