Fundadora da Plataforma da Vida, mentora e palestrante, Daniele Costa explica quais são as melhores maneiras de definir e alcançar objetivos para 2022

Com a aproximação do final do ano e a chegada de 2022, muitas pessoas já estão se preparando para oficialização de metas e objetivos. Esse período costuma ser cheio da idealização de projetos, que vão desde uma vida mais saudável até conquistas de desenvolvimento profissional.

De qualquer maneira, para conseguir alcançar esses propósitos é essencial ter planejamento. Daniele Costa, mentora e fundadora do portal focado em autoconhecimento chamado Plataforma da Vida, destaca a necessidade de clareza, foco e consciência para conquistar o objetivo desejado, mas não se prender somente aos planos mais simples. “Para os meus mentorados, costumo recomendar que a cada três metas realistas, alcançáveis e que dependem somente deles, insiram uma desafiadora, irracional e quase impossível”, conta.

Ainda assim, a definição de metas pode ser um dos passos mais complicados. Enquanto muitos desejam se dedicar à vida profissional e conseguir uma promoção ou aumento de salário, outros estão focados na vida pessoal, saúde e bem-estar. No entanto, é possível desenhar as metas de acordo com as prioridades.

“Na construção das metas existem algumas perguntas que podem fazer toda a diferença: como você gostaria de se ver daqui dez anos? Se você escolher e desenvolver essas metas sua vida estará melhor ou pior? O que de pior pode acontecer se você não conseguir realizá-las? A partir dessas perguntas é possível definir os propósitos e eventuais frustrações”, explica Daniele.

Além das perguntas, é possível fazer uma análise das áreas da vida que merecem mais atenção. A palestrante recomenda avaliar o âmbito financeiro, emocional, intelectual, profissional, familiar, de lazer e relacionamentos afetivos, pontuando cada uma das áreas de 0 a 10. As áreas que apresentam menor pontuação são as que precisam de mais cuidados naquele momento.

Com os objetivos definidos, a próxima etapa é a organização, a mais importante para desenvolver as ideias que foram inicialmente projetadas. Segundo a mentora, a desorganização muitas vezes faz com que as pessoas direcionem energia para diversos lugares, situações e trabalhos ao mesmo tempo, levando à ausência de foco e gerando sobrecarga nos indivíduos.

Para tornar esse processo mais fácil, ela recomenda que as pessoas passem a priorizar mais as próprias metas, além do uso de mapas mentais. “Criar as famosas ‘gavetinhas’ mentais de prioridades é essencial para tê-las em mente sempre. Ao priorizar a si mesmo, se organiza interna e externamente de forma funcional. Dessa maneira, tudo flui com maior facilidade”, a mentora destaca.

Vale ressaltar que os objetivos pessoais costumam depender unicamente do indivíduo, enquanto os profissionais dependem de outras interações, que devem ser pontos de melhoria dentro do ambiente de trabalho. A ajuda de um bom mentor também pode acrescentar um desenvolvimento mais rápido nesses processos.

Sobre Daniele Costa

É mentora, palestrante e facilitadora em desenvolvimento integral humano.  Também é idealizadora da Plataforma da Vida, um portal de conteúdo e serviços voltados para autoconhecimento e gestão emocional. Formada em Letras, com duas pós-graduações na área de gestão,  passou pelo serviço público de Brasília e atuou 13 anos como bancária, nove deles como gestora.

Durante os anos de banco, coordenou trabalhos que exigiam empatia e a presença do outro, o que a fez expandir características como a facilidade com a escrita e o interesse em relacionamento humano. Ainda em seus anos corporativos, procurou se aprofundar em cursos voltados para o autoconhecimento, desenvolvimento humano e expansão de consciência, tanto no Brasil quanto fora do país.

Além do portal, Daniele também criou o coletivo Brazilinas, que em um ano de existência desenvolveu, entre outras ações, a capacitação profissional de diversas mulheres em situação de vulnerabilidade social, trabalhando também a autoestima e incentivando a independência dessas mulheres.


int(1)

Mentora oferece dicas para construir metas para o próximo ano

Sair da versão mobile