Na hora de planejar as férias, proletários do mundo inteiro só conseguem pensar em uma temporada no meio do nada, longe de antenas, prédios, concreto, carros e todo o caos característico das grandes cidades. Esse repouso é fundamental para recarregar as baterias do jeito certo e dar um “pause” no estresse nosso de cada dia. Pois o segredo para uma vida mais pacífica e tranquila pode estar justamente nessa temporada sem fim perto do mar, sabia?

Um estudo publicado no Health & Place concluiu que pessoas que moram perto do oceano têm uma qualidade de vida maior do que aquelas que vivem nas grandes cidades, longe da natureza. Pesquisadores focaram suas análises na cidade de Wellington, Nova Zelândia, que conta com uma costa magnífica e inspiradora e quase meio milhão de habitantes.

Mesmo morando em uma cidade, como é o caso de Wellington, os participantes do estudo mostraram estar mais satisfeitos com o próprio bem-estar à medida em que conviviam em contato direto com a natureza.

Num primeiro momento, pesquisadores fizeram uma espécie de “banco de dados” com todas as áreas naturais visíveis aos moradores de Wellington, combinando esses resultados com outra pesquisa de 2011/2012, que analisava o nível de contentamento dos neozelandeses na cidade citada.

“O contato com o azul do mar tem forte relação com a redução do estresse psicológico. No entanto, não pudemos analisar o mesmo resultado com espaços verdes”, explica Amber L. Pearson, uma das autoras da pesquisa.

Segundo ela, isso se explica pelo fato de muitos espaços verdes serem, na verdade, artificiais, como campos de futebol e playgrounds em condomínios. O mesmo não vale para o oceano, por exemplo, que não pode ser igualado a uma piscina. A dica, portanto, é fazer as malas o quanto antes e passar uma temporada na praia mais próxima, ainda que temporariamente.


int(1)

Morar perto do mar é garantia de uma vida sem estresse, afirma estudo

Sair da versão mobile