Ler para criança é primordial no processo de alfabetização

O Dia Nacional da Alfabetização é comemorado em 14 de novembro. A data, instituída em 1966, é importante para a discussão de um grave problema nacional: o analfabetismo e foi escolhida pelo Governo Federal, pois relembra a criação dos antigos Ministérios da Educação e da Saúde Pública.

A taxa de analfabetismo no Brasil passou de 6,8%, em 2018, para 6,6%, em 2019, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação. Apesar da queda, que representa cerca de 200 mil pessoas, o Brasil tem ainda 11 milhões de analfabetos.

Os números sinalizam urgência em reverter esse quadro, a fim de propiciar educação de qualidade a todos, o que – incontestavelmente – confere cidadania. Pensando nisso, é sempre bom saber como ajudar em todo o processo de alfabetização.

Cinco dicas de como auxiliar no processo de alfabetização:

1 – Leia para a criança: o hábito de contar histórias ajuda os filhos a se interessarem pela leitura e a terem vontade de aprender.

2 – Seja presente: é importante se interessar pelo processo de aprendizagem, acompanhando a criança e estando atento para cada passo avançado.

3 – Valorize as pequenas conquistas: mesmo que a criança não aprenda a ler de uma hora para outra, elogie quando ela aprender a identificar uma letra nova e a formar alguma palavra.

4 – Invista em caça-palavras: alguns jogos verbais são superinteressantes para ajudar a criança a identificar letras e palavras.

5 – Seja modelo de leitor: pais que têm o hábito de ler demonstram para os filhos o prazer da leitura e acabam incentivando as crianças.

Você consegue adivinhar quem são essas crianças das fotos?

Você consegue adivinhar quem são essas crianças das fotos? Sabrina Sato Tais Araújo Lázaro Ramos Fernanda Paes Leme Babu Santana Débora Nascimento Jojo Todynho Iza Larissa Manoela Marina Ruy Barbosa Luísa Sonza Thelma Assis Gizelly Bicalho Tatá Werneck Ticiane Pinheiro Sasha Meneghel Maisa Créditos: Reprodução/Instagram

int(1)

No Dia da Alfabetização, cinco dicas para auxiliar no aprendizado