Ler para criança é primordial no processo de alfabetização

O Dia Nacional da Alfabetização é comemorado em 14 de novembro. A data, instituída em 1966, é importante para a discussão de um grave problema nacional: o analfabetismo e foi escolhida pelo Governo Federal, pois relembra a criação dos antigos Ministérios da Educação e da Saúde Pública.

A taxa de analfabetismo no Brasil passou de 6,8%, em 2018, para 6,6%, em 2019, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação. Apesar da queda, que representa cerca de 200 mil pessoas, o Brasil tem ainda 11 milhões de analfabetos.

Os números sinalizam urgência em reverter esse quadro, a fim de propiciar educação de qualidade a todos, o que – incontestavelmente – confere cidadania. Pensando nisso, é sempre bom saber como ajudar em todo o processo de alfabetização.

Cinco dicas de como auxiliar no processo de alfabetização:

1 – Leia para a criança: o hábito de contar histórias ajuda os filhos a se interessarem pela leitura e a terem vontade de aprender.

2 – Seja presente: é importante se interessar pelo processo de aprendizagem, acompanhando a criança e estando atento para cada passo avançado.

3 – Valorize as pequenas conquistas: mesmo que a criança não aprenda a ler de uma hora para outra, elogie quando ela aprender a identificar uma letra nova e a formar alguma palavra.

4 – Invista em caça-palavras: alguns jogos verbais são superinteressantes para ajudar a criança a identificar letras e palavras.

5 – Seja modelo de leitor: pais que têm o hábito de ler demonstram para os filhos o prazer da leitura e acabam incentivando as crianças.

Você consegue adivinhar quem são essas crianças das fotos?

Créditos: Reprodução/Instagram

int(1)

No Dia da Alfabetização, cinco dicas para auxiliar no aprendizado

Sair da versão mobile