Quanto a Polícia Federal, sua função é preservar a ordem pública e a segurança das pessoas e do patrimônio. Ela apura infrações penais contra a ordem política e social, serviços e interesses da União ou de suas entidades públicas, e outras infrações de repercussão interestadual ou internacional .

Basta citar os casos das operações Navalha, Anaconda, Caça-Níqueis, entre tantas outras, que envolvem operações em diversos estados, e até fora do Brasil, em crimes contra a União. Mas, a lista de obrigações da PF não pára por ai: ela deve prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras.

Outras polícias – A lista de polícias só cresce. Há a polícia rodoviária, que fiscaliza o trânsito e combate à criminalidade nas rodovias federais. E a GCM. Quem já não trombou com os policiais da Guarda Civil Metropolitana, passeando pela praça?

A ela cabe orientar, fiscalizar e controlar o tráfego e o trânsito, no âmbito da competência municipal. Ou seja, cada uma só atua dentro do seu município. Não pode prender, mas pode chamar a Policia Civil e aí, você se complica.

CPI ouve caixa-preta do airbus em sessão aberta


int(1)

PF: preservar a União com operações criativas