Se realmente já estamos na Era de Aquário, ou não, não sabemos, mas o pessoal da Rainbow Family se prepara para ela há 38 anos. Trata-se de um grupo de pessoas que se reúnem todos os anos em alguma parte do planeta para viver dias de utopia: o Rainbow Gathering (“Encontro do arco-íris”, em português).

É um festival que reúne centenas de pessoas de várias partes do mundo em acampamentos ao ar livre para celebrar e praticar ideais de paz, amor, harmonia, liberdade e comunidade, como uma alternativa ao consumismo, capitalismo e costumes vigentes. 

Os encontros do Rainbow são feitos  em locais de matas, rios e cachoeiras, bem distantes das grandes metrópoles dominadas pelo sistema capitalista – a “Babilônia”.  A última reunião foi no fim de 2012, onde o grupo ficou durante um mês na Serra do Caparaó, no Espírito Santo. 

O encontro

Durante o mês que dura o encontro, longe da Babilônia, os membros da família Rainbow espalhados pelo planeta buscam viver a mudança que eles gostariam de ver no mundo – uma sociedade em harmonia com a natureza, sem líderes estabelecidos e sem o individualismo e o materialismo que predominam no mundo capitalista.

Bebidas alcoólicas e drogas químicas são vetadas. Maconha e Ayahuasca são tidas como plantas sagradas e seu uso é tolerado, principalmente se for de forma ritualística. A cozinha é coletiva e a dieta é vegetariana. As refeições ocorrem no círculo central, em volta da fogueira – local considerado o coração do encontro, onde são dados os avisos gerais.

Após a refeição é passado um “chapéu mágico”, por meio do qual se arrecada o dinheiro para a compra de alimentos. Durante o dia, pode-se participar de atividades como ioga, meditação e massagem, oferecidos pelos participantes como forma de doação, sem envolver dinheiro. À noite, há as rodas de violão e de dança ao som de reggae, música indiana e folk.

Alguns encontros do grupo – que ocorreram na Espanha, México e Canadá – foram fotografados durante três anos pelo fotógrafo canadense Benoit Paillé, participante do grupo há sete anos. As fotografias são raras, pois o Rainbow Gathering não costuma permitir a produção de imagens durante seus encontros.

E são essas imagens que você poderá ver na galeria acima:

Sem mais artigos