Tem alguma coisa mais legal quando as artistas que nós tanto amamos defendem uma bandeira que a gente defende? O empoderamento feminino é um desses temas que a gente é super a favor, além de ter ganhado um bom espaço, especialmente no ano passado. Para esse Dia Internacional da Mulher, o Virgula Lifestyle resolveu relembrar cinco artistas que estão com tudo nessa causa e que mandaram super bem em 2o14.

Beyoncé

Reprodução/Tumblr

A nossa Queen B, que lançou seu álbum mais recente ainda no finzinho de 2013, que tinha entre suas canções, mensagens que mostravam como o padrão de beleza afeta as mulheres, como em Pretty Hurts, e de auto-aceitação, como em Flawless.

Mas o momento mais simbólico de Beyoncé em 2014 na sua luta pelo empoderamento da mulher foi a sua super apresentação no VMA, quando foi passada a mensagem, que também está em Flawless: “Nós ensinamos as meninas que elas não podem ser sujeitos sexuais da mesma maneira que os homens são. Nós ensinamos as meninas a se diminuírem para que se tornem pequenas. Dizemos para as meninas: ‘Você pode ter ambição, mas não muita. Você deve querer ser bem sucedida, mas não pode ter muito sucesso. Caso contrário, você vai ameaçar o homem.’ Feminista: uma pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos.” Mandou bem, Bey!

 

 Emma Stone

Getty Images

A atriz mostrou que além de fofíssima e super engraçada, está sempre pronta pra repudiar o machismo, mesmo que seja o machismo do próprio namorado, Andrew Garfield e no meio de todo mundo (inclusive de câmeras que registraram o momento). Tudo aconteceu em maio, enquanto o casal (que vai, confessa, é um dos casais mais fofos de Hollywood) estava divulgando o filme O Espetacular Homem-Aranha 2 e um garotinho questionou o ator sobre a roupa do super-herói.

“Ele fez com as próprias mãos. Ele costurou, fez aula de costura e bordado. É algo bastante feminino de se fazer, e ele fez algo muito masculino de um jeito muito feminino…”, começou a responder Garfield, quando Emma, indignada, o interrompeu “É feminino como?”, fazendo a plateia ficar alvoroçada. Andrew  tentou arrumar a situação, falando que a feminilidade tem a ver com a delicadeza e a perfeição, falando de como a mãe dele fez a sua primeira roupa de Homem-Aranha quando ele tinha três anos e que isso na verdade foi um elogio.

Bom, já sabe, com a Emma não tem essa de “coisa de menino” e “coisa de menina”!

 

Emma Watson

Getty Images

Outra Emma que mostrou que não é só um belo rostinho e usou a sua voz para tentar dar um fim no sexismo que existe no mundo foi a Watson. É impossível não compará-la a sua personagem mais famosa, a Hermione, na luta pelos direitos de minorias (quem aí lembra da F.A.L.E?). A garota é embaixadora da ONU e porta-voz da HeForShe, campanha cujo objetivo é trazer mais homens para dentro do feminismo, e assim fortalecer a luta. Se liga no discurso que ela fez:

Ellen Page

Getty Images

Que a atriz Ellen Page (nossa eterna Juno) é feminista de carteirinha não é novidade pra ninguém, afinal, ela não faz questão nenhuma de esconder. O que aconteceu ainda no início de 2014 e que fez com que ficássemos ainda mais inspirados por essa fofa foi que ela se assumiu gay em um discurso belíssimo e emocionante sobre aceitação, que também toca em pontos como a imposição de padrões de beleza pela mídia, a cobrança da sociedade e o bullying.

Pitty

Reprodução/Tumblr

E aqui no Brasil, que mandou muito foi a cantora Pitty, que, no finzinho do ano passado, desconstruiu com maestria o discurso que Anitta fez de reprodução do machismo no programa Altas Horas. Enquanto a funkeira repetia toda aquela velha história de que mulher tem que se dar o valor, não pode correr atrás, não pode usar roupa curta e todo aquele blá blá blá, a baiana sabiamente rebateu que o homem não tem que achar nada da forma como a mulher se porta. O melhor de tudo é que depois do programa, quando as pessoas começaram a colocar uma contra a outra, falando que Pitty “sambou na cara da Anitta”, ela foi toda sororidade e girl power no Twitter. Pitty, a gente te ama!

 

 

 

Só no empoderamento, se liga só nessas nudes que valorizam o corpo feminino


int(1)

Relembre cinco celebs que mandaram muito quando o assunto é empoderamento feminino

Sair da versão mobile