PEXELS Estudo sobre maternidade

Um estudo da Universidade George Manson, nos Estados Unidos, concluiu que o corpo da mulher envelhece em até 11 anos após ser mãe.

O estudo colheu o sangue de 1.505 mulheres com idade entre 20 e 44 anos, das quais 444 nunca deram à luz. Assim, revelou que, entre as mulheres que já eram mães, 0s telômeros – as extremidades dos cromossomos – eram 4,2% mais curtos que as que não têm filhos.

Telômeros mais longos são associados a um envelhecimento mais lento, uma vida útil mais longa e uma saúde geral melhor. Tal encurtamento dos telômeros, apresentados pelas mulheres já mães, é maior do que os efeitos do tabagismo ou obesidade, demonstrados em estudos anteriores.

PEXELS Estudo sobre maternidade

A autora do estudo, Dr. Anna Pollack, disse a New Scientist: “Ficamos surpresos ao encontrar um resultado tão marcante. É equivalente a cerca de 11 anos de envelhecimento celular acelerado”.

Os pesquisadores acreditam que isso pode acontecer devido ao estresse de criar crianças, particularmente em países sem licença obrigatória de maternidade, como os Estados Unidos. Eles enfatizam, no entanto, que ainda é necessária uma maior pesquisa sobre o vínculo entre maternidade e envelhecimento genético. “Não estamos dizendo ‘não tenham filhos'”, afirmou a médica.


int(1)

Ter filhos pode envelhecer o corpo da mulher em até 11 anos, diz estudo

Sair da versão mobile