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A ideia parece estranha, mas pesquisadores da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, defendem que o comportamento dos internautas em redes socais como Twitter podem ser um bom indicador de como anda a saúde da população mundial.

A contagem de calorias via Twitter acontece da seguinte forma: os pesquisadores analisam termos ligados a comida como “sorvete”, “maçã” e observam de que região essas palavras e hashtags estão sendo tuitadas. Eles também observam termos e expressões como “academia” e “corrida” da mesma maneira, usando uma ferramenta que eles chamam de “lexicocalorimetria”, ou seja, medir calorias a partir do léxico (acervo de palavras de cada idioma). “Essa pode ser uma ferramenta importante. É como se a gente tivesse um satélite que pudesse mostrar como as pessoas estão comendo e se exercitando”, afirma Peter Dodds, coordenador da pesquisa.

Ele cita como exemplo o próprio estado americano de Vermon, que contabiliza um número impressionante de tweets sobre bacon, o que, segundo Dodds, mostra que a ingestão calórica por lá é alta. “A gente ama bacon por aqui, e isso realmente é um dado sobre os nossos hábitos alimentares”, explica. Ele também ressalta que as medidas podem ser imprecisas: nem sempre quem tuita que está na academia está efetivamente fazendo exercícios físicos. O contrário também acontece: nem todo mundo que tuita sobre comida está necessariamente ingerindo todas aquelas calorias. Afinal, quem nunca tentou tirar uma onda nas redes sociais?

Blogueiros mostram como fotos de comida são feitas

O designer Wren Kitchens se uniu a cinco blogueiros para fazer o projeto A Kitchen Lived In: Perception vs Reality, que quer mostrar a realidade de como as fotos perfeitas que vemos no Instagram de alguns influenciadores são feitas
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Créditos: Reprodução

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Tuitar engorda? Estudo relaciona tweets a número de calorias ingeridas