O governo da Turquia iniciou uma campanha que visa “recuperar” crianças nascidas no país e que são criadas por casais não muçulmanos em países europeus, especialmente os que são formados por homossexuais.

Na semana passada, a comissão de Direitos Humanos do Parlamento criticou o fato de mais de 5 mil crianças de origem turca serem criadas por famílias “cristãs” na Europa, e informou que tinha detectado três casos nos quais essas famílias eram de casais homossexuais.

O caso mais emblemático é o de um menino que, após sua mãe turca perder sua custódia, foi entregue aos cuidados de um casal de lésbicas na Holanda.

“Não queremos que entreguem as crianças de famílias turcas a famílias homossexuais, de lésbicas, mas eles (em referência às autoridades europeias) não mostram respeito às sensibilidades de nossos cidadãos”, afirmou nesta segunda-feira o vice-primeiro-ministro da Turquia, Bekir Bozdag em entrevista à rede pública de televisão “TRT”.

O político declarou que tinha pedido a abertura de contatos com o governo holandês para iniciar um possível processo de repatriação do garoto, identificado como Yunus. Ele atualmente tem 9 anos e foi amparado pelo casal quando era bebê.

Segundo o jornal turco

“Hürriyet”, a mãe do menino, Nurgül Azeroglu, que tinha emigrado para a Holanda, perdeu no país europeu a guarda de seus três filhos em 2004, quando Yunus tinha apenas 6 meses.

A decisão das autoridades holandesas de retirar da mulher a custódia dos filhos se deve a suspeitas de maus-tratos que começaram após Yunus ser visto com sérios ferimentos que, segundo a mãe, foram causados por uma queda do berço.

Fontes da família explicaram ao jornal turco que um recurso contra a retirada da guarda foi rejeitado porque a mãe não falava holandês. Mais tarde, porém, os dois irmãos mais velhos de Yunus voltaram a viver com seus pais.

Bozdag afirmou que o governo turco dará apoio legal à mãe e à família, atendendo aos direitos dos cidadãos do país residentes no exterior.


int(1)

Turquia quer "recuperar" crianças criadas por homossexuais fora do país

Sair da versão mobile